Língua Portuguesa
E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA 2º
TA
Referente às aulas da semana de:
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse aos links sugeridos para obter melhor
desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos
dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu e-mail.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios
para correção: robertinhotaboado@hotmail.com
Data de entrega das atividades até
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de fixação – A
língua em foco – modos e tempos verbais e formas nominais.
1)
Complete as orações com uma das formas nominais
dos verbos entre parênteses:
a – Beatriz vive _______ que me admira bastante
(dizer).
b – Se você tivesse _______ a pesquisa, não
teríamos obtido nota baixa. (fazer)
c – Irei _____ o possível para comparecer à
reunião. (fazer)
d – Está tudo ______, foram eles mesmos os
culpados pela depredação do prédio. (comprovar)
e – Está ______ o grande dia em que conheceremos
o novo presidente da empresa. (chegar)
f – Está tudo ______, iremos mesmo ao cinema no
domingo. (combinar)
g- Não havia mais o que fazer, pois a confiança
estava ______. (perder)
h - _____ lá, avise-me, pois ficarei ansiosa por
notícias. (chegar)
2) "Depois de ter
passado o dia inteiro gastando sola”. A forma simples da
locução verbal destacada é:
a ( ) passado
b ( ) tido
c ( ) passar
d ( ) tido passado
3) O particípio verbal está corretamente
empregado em:
a ( ) não
estaríamos salvados sem a ajuda dos barcos.
b ( ) os
garis tinham chego às ruas às dezessete horas.
c ( ) o
criminoso foi pego na noite seguinte a do crime.
d ( ) o
rapaz já tinha abrido as portas quando chegamos.
e ( ) a
faxineira tinha refazido a limpeza da casa toda.
4) Complete com
os verbos indicados entre parênteses no presente.
a) Marina____________________ a verdade.(falar)
b) A menina ____________________ no sofá.(sentar)
c) Os Alunos ____________________ no
pátio.(brincar)
d) Nós ____________________ a rua.(atravessar)
e) Elas ____________________ os brinquedos. (guardar)
5) Numere as frases de acordo com o tempo do
verbo.
(1) presente. (2) pretérito (3) futuro
( ) Ontem
a professora leu uma história.
( ) Sairei
mais cedo amanhã.
( ) Vocês
copiaram o texto.
( )
Luciana recita uma poesia.
( ) Nós já terminamos o trabalho.
( ) Os
alunos brincarão no pátio.
( ) O
gatinho bebe leite.
( ) A bruxinha jogou água no gato.
( ) Visitaremos a vovó no domingo.
( ) Eu dividi meu chocolate com ele.
( ) Nós compraremos
doces.
( )
Roberto escorregou.
( ) Ela
partiu ontem
( ) Eles
fazem a prova
( ) Renata
correu para casa
( )
Adriano pulou o muro
( ) O padeiro vendeu todos os pães.
( ) Dançarei
a noite toda.
Leia a anedota e responda às questões 06 e 07:
Os dois amigos.
Dois
amigos apaixonados por futebol combinaram que, quando um deles morresse, voltaria a Terra para falar se
lá em cima tinha futebol.
Uma semana depois um deles morreu e, cumprindo com o combinado, voltou e afirmou:
- Eu tenho uma notícia boa e uma má. Qual você
quer primeiro?
O outro, animado, respondeu:
- A boa.
O amigo então disse:
- Lá no céu tem futebol sim.
O amigo, feliz da vida, então perguntou:
- E a ruim, qual é?
Ele respondeu:
- Você foi convocado para jogar nesse domingo.
6) Observe os verbos destacados e assinale em que
tempo eles estão.
( ) passado ( ) pretérito ( ) futuro
7) Passe a frase abaixo para o presente e para o
futuro do pretérito:
“Uma semana depois ele morreu e, cumprindo com o
combinado, ele voltou e afirmou”:
Presente:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Futuro do pretérito:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Leia a fábula de Esopo e complete-a com os
verbos do quadro, fazendo a concordância verbal.
Adotar / Criar / Virar / Fazer / Ser / Aparecer
/ Ser / Tratar /
|
Pedir / Vir / Engolir / Ficar / Achar / Piscar
/ Dizer
|
OS DOIS AMIGUINHOS
Uma vez uma garça ______ um filhote de tigre
órfão e ______ o bebê junto com seu próprio filho. Os dois ______ grandes
amigos, e todo dia ______ a maior bagunça, sem jamais brigar. Na realidade, _____
as crianças mais boazinhas do mundo. Um dia ________ outra garça que ____ uma
encrenqueira; essa garça _____ muito mal o bebê garça e ele _____ socorro, e o
tigre ____ correndo: num instante _______ a encrenqueira. Só _____ um ossinho e
um punhado de penas para contar a história. O tigre, que tinha sido criado num
regime vegetariano, _____ aquela comida diferente uma maravilha. Lambendo os
bigodes, ______ o olho e _______:
– Eu te adoro, minha pequena garça!
E zás, lá se foi sua companheira de brincadeiras
servir de sobremesa para o piquenique improvisado.
Moral: Nada elimina o que a natureza determina.
Do livro: Fábulas de Esopo
E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA 2º
TA
Referente às aulas da semana de: 04 a 08/05/2020
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse os links sugeridos para obter melhor
desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos
dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios
para correção: ---SEU EMAIL
Data de entrega das atividades até 15/05/2020 – AULA ZAP (18H00-19H00)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ALUNO(A)
_______________________ Nº _____2TA
GÊNERO TEXTUAL: CRÔNICA
Características da crônica:
•
Narração curta;
•
Descreve fatos da vida cotidiana;
• Pode ter caráter humorístico, crítico,
satírico e/ou irônico;
• Possui personagens comuns;
•
Segue um tempo cronológico determinado- presente e/ou pretérito;
• Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo
na fala das personagens;
• Linguagem simples;
• Narrativa em primeira ou terceira pessoa,
quase sempre como quem conta um caso.
Atividades
Obs.:
Toda
a atividade digitada.
Envie
no Messenger Robertinho Taboado.
1)
Dê o significado das palavras destacadas nas
características.
2)
Tendo em vista o que a população da cidade de
Sumaré/SP vem passando nos últimos meses por conta do isolamento social
recomendado pelas autoridades devido à pandemia da COVID-19, produza uma
crônica em primeira pessoa fazendo a:
Introdução (fale
da situação-problema vivida por todos. Aproximadamente de 04 a 05 linhas)
Desenvolvimento ( fale
de você, por exemplo, Como era antes, como está sendo, o que espera... Aproximadamente
de 04 a 05 linhas)
Conclusão ( Aqui
você retome o que citou na introdução e conclua seu texto com um tipo de
sugestão)
(seu texto deve apresentar
título, respeitar as características citadas)
E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA 2º
TA
Referente às aulas da semana de: 27 a 29/04/2020
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse aos links sugeridos para obter melhor
desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos
dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios
para correção: robertinhotaboado@hotmail.com
Data de entrega das atividades até 15/05/2020 – AULA ZAP (18H00-19H00)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ALUNO(A)
_______________________ Nº _____2TA
CLASSE GRAMATICAL: VERBO
1 - Em “Quando ele for prestar vestibular, deverá estudar latim”, a
forma infinitiva do verbo em destaque, considerando o contexto, é:
a)
ser
b)
for
c)
é
d)
ir
2
- Em todas as alternativas, a lacuna pode ser preenchida com o verbo indicado
entre parênteses, no subjuntivo, exceto em:
a) Olhou para o cão, enquanto esperava que lhe _______ a porta (abrir).
b) Por que foi que aquela criatura não ________ com franqueza? (proceder)
c) É preciso que uma pessoa se ________ para encurtar a despesa. (trancar).
d) Deixe de luxo, minha filha, será o que Deus ________. (querer)
e) Se isso me ______ possível, procuraria a roupa. (ser)
a) Olhou para o cão, enquanto esperava que lhe _______ a porta (abrir).
b) Por que foi que aquela criatura não ________ com franqueza? (proceder)
c) É preciso que uma pessoa se ________ para encurtar a despesa. (trancar).
d) Deixe de luxo, minha filha, será o que Deus ________. (querer)
e) Se isso me ______ possível, procuraria a roupa. (ser)
3
- Empregou-se o verbo no futuro do subjuntivo em:
a) … afrontava os perigos (…) para vir vê-la à cidade.
b) Quando algum dia a civilização ganhar essa paragem longínqua…
c) Continuaram ainda a dialogar com certo azedume.
d) Tinha-me esquecido de contar-lhe que eu fizera uma promessa…
e) e encontrei o faroleiro ocupado em polir os metais da lanterna.
a) … afrontava os perigos (…) para vir vê-la à cidade.
b) Quando algum dia a civilização ganhar essa paragem longínqua…
c) Continuaram ainda a dialogar com certo azedume.
d) Tinha-me esquecido de contar-lhe que eu fizera uma promessa…
e) e encontrei o faroleiro ocupado em polir os metais da lanterna.
4
- Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais
destacadas:
“Ao chegar da fazenda, espero que já tenha terminado a festa”.
a) futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do subjuntivo
b) infinitivo, presente do subjuntivo
c) futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo
d) infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo
e) infinitivo, pretérito perfeito do subjuntivo
“Ao chegar da fazenda, espero que já tenha terminado a festa”.
a) futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do subjuntivo
b) infinitivo, presente do subjuntivo
c) futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo
d) infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo
e) infinitivo, pretérito perfeito do subjuntivo
5
- Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte frase:
"Quando
.......... mais aperfeiçoado, o computador certamente .......... um eficiente
meio de controle de toda a vida social."
a)
estivesse - será
b)
estiver - seria
c)
esteja - era
d)
estivesse - era
e)
estiver – será
6-
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
1.
O intruso já tinha sido .......... .
2.
Não sabia se já haviam .......... a casa.
3.
Mais de uma vez lhe haviam .......... a vida.
4.
A capela ainda não havia sido .......... .
a)
expulsado, coberto, salvo, benzida
b)
expulso, cobrido, salvo, benzida
c)
expulsado, cobrido, salvado, benta
d)
expulso, coberto, salvado, benta
e)
expulsado, cobrido, salvo, benzida
7-
Assinale a alternativa correta.
I
- Embora o jogo estivesse monótono, a torcida se exaltou muito;
II - O torcedor gritou tanto que tinha ficado rouco;
III - É preciso que se evita gritar muito.
II - O torcedor gritou tanto que tinha ficado rouco;
III - É preciso que se evita gritar muito.
Com
relação ao uso dos tempos verbais:
a) somente a I está adequada
b) I, II e III estão adequadas
c) somente a II está adequada
d) somente a I e III estão adequadas
e) I, II e III estão inadequadas
a) somente a I está adequada
b) I, II e III estão adequadas
c) somente a II está adequada
d) somente a I e III estão adequadas
e) I, II e III estão inadequadas
8
- A forma verbal correta é:
a) interviu
b) entretesse
c) reavenha
d) manteram
e) precavesse
a) interviu
b) entretesse
c) reavenha
d) manteram
e) precavesse
9
- Assinale o período em que aparece forma verbal incorretamente empregada em
relação à norma culta da língua:
a) Se o compadre trouxesse a rabeca, a gente do ofício ficaria exultante.
b) Quando verem o Leonardo, ficarão surpresos com os trajes que usava.
c) Leonardo propusera que se dançasse o minuete da corte.
d) Se o Leonardo quiser, a festa terá ares aristocráticos.
e) O Leonardo não interveio na decisão da escolha do padrinho do filho.
a) Se o compadre trouxesse a rabeca, a gente do ofício ficaria exultante.
b) Quando verem o Leonardo, ficarão surpresos com os trajes que usava.
c) Leonardo propusera que se dançasse o minuete da corte.
d) Se o Leonardo quiser, a festa terá ares aristocráticos.
e) O Leonardo não interveio na decisão da escolha do padrinho do filho.
10
- "Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como este
sorriso." (Fernando Sabino)
Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais:
a) futuro do pretérito, presente do subjuntivo
b) pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito do subjuntivo
c) pretérito mais-que-perfeito, presente do subjuntivo
d) futuro do pretérito, pretérito imperfeito do subjuntivo
e) pretérito perfeito, futuro do pretérito
Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais:
a) futuro do pretérito, presente do subjuntivo
b) pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito do subjuntivo
c) pretérito mais-que-perfeito, presente do subjuntivo
d) futuro do pretérito, pretérito imperfeito do subjuntivo
e) pretérito perfeito, futuro do pretérito
Matemática
E. E. WADIH JORGE MALUF
Matemática – ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS
Profª Marianne
2TA
Referente às aulas da semana de: 11 a 15/05/2020
Atenção:
*As respostas das atividades deverão ser registradas no caderno
*Acesse os links sugeridos para obter melhor
desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos
dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email ou whatsapp
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios
para correção: vegnersmarianne@gmail.com
Data de entrega das atividades até 20/05/2020
ANÁLISE
E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS - EXERCÍCIOS
Como visto anteriormente, para você analisar e interpretar
um gráfico é necessário observar alguns elementos que fazem parte dele tais
como:
Título:
identifica o assunto que está sendo apresentado.
Legenda:
identifica quais os elementos que foram pesquisados.
Títulos
dos eixos: vertical e horizontal.
Os eixos ( retas) são divididos em partes iguais. Cada
ponto representa uma unidade de medida. É necessário observar de quanto em
quanto foi dividida a unidade de medida.
Neste exemplo o eixo vertical foi dividido de 10 em 10 mil
pessoas.
Exercícios: (ESSE EXERCÍCIO É PARECIDO COM O DA
ATIVIDADE ANTERIOR, MAS NÃO É O MESMO)
1. Observe o gráfico e responda em seu caderno
a) Qual foi o
assunto tratado nessa pesquisa?
b) Qual a
graduação (de quanto em quanto foi dividida as unidades de medida) do eixo
vertical?
c)O que a
legenda está identificando?
d)Quantas
pessoas fumam 15 cigarros por dia?
e)Qual foi o
total de amostra pesquisada? ( total de pessoas)
f)Quantos não
fumantes morrem de doença pulmonar?
g)Quantos cigarros / dia 60 mil pessoas fumam?
h)Para você,
qual a relação que existe entre a quantidade de cigarros/dia fumados e as
mortes por doenças pulmonares?
2. Observe o gráfico e responda em seu caderno:
Suponha a
seguinte situação:
144 candidatos
fazem uma prova para um concurso em que as notas variam de 0 a 10, de meio em
meio ponto. O resultado da avaliação é o que está expresso no gráfico que
segue:
Dizemos, por
exemplo, que:
·
12
é a freqüência (quantidade) da nota 3.
·
8 é
a freqüência da nota 6
·
o
eixo Y representa a freqüência (quantidade de alunos de cada nota)
·
o
eixo X representa as notas
·
a
graduação do eixo Y é de 1 em 1
COPIE E COMPLETE EM SEU CADERNO
A TABELA ABAIXO:
3 –
Copie e responda em seu caderno completando os espaços em branco:
A
legenda refere-se ao intervalo de anos de nascimento dos alunos do CEESVO.
Analise o gráfico e complete as afirmações abaixo:
a) A faixa etária correspondente a 25% dos
alunos é de ___________.
b) Os alunos mais novos correspondem a
porcentagem de ________.
c) Se os mais velhos correspondem a 14% dos
alunos , a idade mínima em relação a 2003 é de __________.
d) Os nascidos entre 1975 a 1985
correspondem a um total de _____% dos alunos.
e) Um aluno que em 2003 tem 30 anos está
dentro da faixa etária que corresponde a ______%.
História
As atividades deverão ser respondidas no próprio caderno, não há necessidade de copiar as perguntas, coloque somente as respostas.
01- (…) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (…) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.
(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.
02- Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno:
“... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”.
(CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.)
A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características.
a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio homem.
b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.
c) ruptura com o mundo antigo, a qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos.
d) adaptações do pensamento contemplativo, as quais reafirmam a primazia do conhecimento da natureza em relação ao homem.
HISTÓRIA - 18 a 22
Professora: Marlene
ROTEIRO DA ATIVIDADE
1º PASSO: Nesta semana faremos apenas a leitura e utilizaremos este material na volta ás aulas;
2º PASSO: Registre no seu caderno leitura dos textos: RENASCIMENTO E HUMANISMO e A EUROPA FLORESCE: RENASCIMENTO E HUMANISMO
3º PASSO: O registro deve conter: Nome, nº e série;
4º PASSO: Envie o registro no email marlene.basso9@gmail.com
RENASCIMENTO E HUMANISMO
A partir do século XI, a Europa ocidental passou por uma série de mudanças importantes: uma delas foi o aumento da produção de alimentos por causa da expansão das áreas agrícolas e da utilização de novas técnicas de cultivo de terra. Com o aumento da produção de alimentos, as pessoas passaram a viver mais e a ter mais filhos, o que levou a um aumento crescente da população.
Ao mesmo tempo, ocorreram: o crescimento do comércio com o Oriente; o aparecimento das feiras e das casas bancárias; e o revigoramento das cidades. Mercadores circulavam pela Europa em suas caravanas, levando e trazendo mercadorias de diferentes lugares do mundo; os banqueiros trocavam moedas; e os donos de navios aumentam sua frota.
A burguesia (mercadores, banqueiros e donos de navios) enriqueceu, adotando novos valores e novas práticas. Medir, calcular, pesar, experimentar, operações essenciais ao sucesso dos negócios, passaram a ser socialmente valorizados.
Essas mudanças, que vinham ocorrendo na Europa desde o século XI, inspiraram uma nova visão de mundo, da arte e do conhecimento; e, ao mesmo tempo, criaram as condições materiais para o surgimento do Renascimento, um movimento cultural intenso que começou no século XIV nas cidades italianas, se propagou pela Europa e foi decisivo na formação do mundo moderno.
TEXTO DE APOIO
A EUROPA FLORESCE: RENASCIMENTO E HUMANISMO
[...] No século XVI, a maior parte dos europeus vive ainda na Idade Média, mas as mudanças se aceleram , as grandes descobertas estimulam o interesse pelos horizontes mundiais. O afluxo de metais preciosos americanos – ouro e prata – permite o aumento da moeda em circulação. A difusão de livros impressos espalha o conhecimento e a cultura. Um novo florescimento artístico que valoriza a arte clássica – O Renascimento – mergulha em uma atmosfera de luxo e festa. Ele desabrocha principalmente nas cortes reais e principescas. O Renascimento começou na Itália, de onde se espalhou por toda a Europa. A França contribui com criações particularmente brilhantes, como os castelos do Vale do Loire. [...]
Le Goff, Jacques. Uma breve história da Europa. Petrópolis: Vozes, 2008. P. 86-87.
PARA REFLETIR
CONCEITO E PRECONCEITO
Renascimento foi o nome que os renascentistas deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos”. Os renascentistas acreditavam que, desconsiderar a arte e o conhecimento produzidos na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura. Daí o nome Renascimento.
Hoje, a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzidos na Idade Média.
Geografia
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 2º ANO EJA
PROFESSORA MARIA ISABEL DA SILVA
OLIVEIRA
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Pojeção Cartográfica – é um recurso da Cartografia baseado em
relações matemáticas e geométricas que tornou possível a representação da superfície
curva da Terra numa superfície plana – o mapa.
Pincipais Projeções – São as Projeção Mercator, Projeção Bertin,
Projeção Buckminster Fuller, Projeção Peters.
Características – Uma análise dos diferentes tipos de
projeções mostrará que nenhuma projeção consegue mostrar o mundo de maneira
correta, isto é, sem deformações. A única maneira de representar fielmente a
superfície terrestre, que é curva, numa superfície plana, sem que haja
distorções, é por meio do globo terrestre.
Quadro Descritivo das Projeções
|
|
Mercator
|
A deformação do tamanho das superfícies torna-se
máxima próxima aos polos. Essa projeção exagera visualmente a importância
territorial dos países do Norte, pois a maior porção das massas continentais
dessa região está localizado nas maiores latitudes, comparativamente às
massas continentais do Hemisfério Sul.
|
Peters
|
O contraponto com a de Mercator: restabelece o
tamanho correto das superfícies continentais e, com isso, revaloriza
visualmente os países do hemisfério Sul.
|
Bertin (1953)
|
Fiel na relação entre os tamanhos das superfícies
dos continentes, é uma das boas soluções para os mapas temáticos
|
Buckminster Fuller
|
Centrada no polo Norte, tem suas maiores
deformações nos oceanos. Apresenta uma organização dos continentes incomum
aos nossos olhos.
|
Ativação do entendimento – responda
no caderno
1 – Dê a definição de projeção
cartográfica e qual a sua aplicação?
2 – Quais são as principais
projeções?
3 – As projeções cartográficas são
uma maneira correta e sem distorções de mostrar o globo terrestre em um plano
(um mapa por exemplo)? Justifique.
4 – Em que regiões do globo a
projeção de Mercator apresenta maior deformação?
5 – A projeção Mercator exagera
visualmente qual região do globo?
6 – Explique por que a projeção de
Peters é o contraponto da projeção de Mercator.
7 – Qual a característica e aplicação
da projeção de Bertin?
8 – Relacione as características da
projeção Buckminster Fuller.
Arte
Inglês
Professor:
Edite Gomes de Lima
Semana
de 27 de abril a 30 de abril /2020
Série(s):
2TA
Professor:
Edite Gomes de Lima
Semana
de 27 de abril a 30 de abril /2020
Série(s):
2TA
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
·
Registre em seu caderno
e envie as repostas das duas questões
acima, através do email:
editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·
Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha
qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível
entrarei em contato.
Att. Prof: Edite.
Professor:
Edite Gomes de Lima
Série(s):
2TA
Do dia 04 ao dia 08 de maio
Professor:
Edite Gomes de Lima
Série(s):
2TA
1.Complete com there´s ou there are.
a.___________ a big tree in the garden.
b.___________a good film on TV tonight.
c.___________some big trees in the garden.
d.___________a lot of accidents on this road.
e.___________ 11 players in a football team.
f.____________coffe on the floor.
g.___________a cat on the roof.
h.___________computers in that room.
i.____________ money in my bag.
j.____________seven billion people living on this planet.
k.____________a train at 10.20.
l._____________nice planets in the solar system.
m.___________thirty days in september.
Analise a ocorrência
do “there to be” nas letras das canções abaixo:
“Havana
– Camila Cabello”
Havana,
ooh na-na (ay)
Half of my heart is in Havana, ooh-na-na (ay, ay)
He took me back to East Atlanta, na-na-na
Oh, but my heart is in Havana (ay)
There's something about his manners (uh huh)
Havana, ooh na-na (uh)
Half of my heart is in Havana, ooh-na-na (ay, ay)
He took me back to East Atlanta, na-na-na
Oh, but my heart is in Havana (ay)
There's something about his manners (uh huh)
Havana, ooh na-na (uh)
He
didn't walk up with that "how you doin'?" (uh)
(When he came in the room)
He said there's a lot of girls I can do with (uh)
(But I can't without you)
I knew him forever in a minute (hey)
(That summer night in June)
And papa says he got malo in him (uh)
He got me feelin' like [… ]
(When he came in the room)
He said there's a lot of girls I can do with (uh)
(But I can't without you)
I knew him forever in a minute (hey)
(That summer night in June)
And papa says he got malo in him (uh)
He got me feelin' like [… ]
There's Nothing Holdin' Me Back - Shawn
Mendes
I wanna follow where she goes
I think about her and she knows it
I wanna let her take control
'Cause every time that she gets close, yeah
[… ]
Manipulate my decisions
Baby, there's nothing holdin' me back
There's nothing holdin' me back
There's
nothing holdin' me back [… ]
2.Podemos
dizer que o verso: “There's something about his manners…” :
a.está no singular b.está no plural
3.O título da canção de
Shawn Mendes está:
a.na forma negativa b.na forma afirmativa
4.A tradução ao pé da letra do verso:
“There's something about his manners…” seria:
a. “Há alguma coisa sobre suas maneiras…”
b.”Tem algo sobre seus
costumes...”
5.O título da canção de Shawn Mendes
traduzido seria:
________________________________________________________________
·
Registre em seu caderno
e envie as repostas das duas questões
acima, através do email:
editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·
Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha
qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível
entrarei em contato.
Att. Prof: Edite.
Professor:
Edite Gomes de Lima
|
Semana
de 11 de Maio a 15 de Maio /2020
|
Série(s):
2TA
|
Simple Past
O Simple Past Tense é usado para descrever uma ação que aconteceu no
passado e que já terminou. Para mencionar esse tempo passado devemos usar
expressões como:
Geralmente há duas classificações para os verbos em inglês no passado:
verbos regulares (regular verbs) e verbos irregulares (irregular verbs). Os
verbos regulares recebem a terminação –ed. Analise uma lista dos principais
verbos regulares:
1.Complete these
sentences with the simple past tense of the regular verbs.
a.I ________my friend yesterday. ( to visit)
b.They_________a new restaurant last week. ( to open)
c.The little boy_________your question. ( to answer)
d.Jonas________very well yesterday. ( to dance)
e.The children___________the new recreation center last week.(to visit)
f.You_________computer games yesterday. ( to play)
g.We_________some museums yesterday. ( to visit)
h.I__________basketball last Friday.(to play)
i.We________the new coffee shop.( to love)
j.I ___________Australian last month. (to visit)
k.My father ____________Canada at university. ( to study)
l.You__________German last week. ( to study)
m.Brenda________us to his birthday party.( to invite)
n.Sue _________with Peter. ( to dance)
o.Daniel __________a film. ( to watch)
·
Registre em seu caderno
e envie as repostas das duas questões
acima, através do email:
editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·
Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha qualquer
dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível entrarei em
contato.
Att. Prof: Edite.
Edite- 18 a 22 de maio
ASSUNTO:
GENÊROS TEXTUAIS
Gêneros Textuais:
Textos cuja função comunicativa é reconhecida social e culturalmente por
determinada comunidade. Além desta função, os gêneros textuais se
caracterizam por organização, estrutura gramatical e vocabulário específico.
A familiarização com o gênero textual possibilita ao leitor a fazer leituras
mais eficientes e direcionadas, permitindo a localização das informações mais
rapidamente. (Souza; Absy; Costa; Mello, 2005).
1. Nos textos a seguir,
encontramos diferentes gêneros textuais. Compare-os observando o layout, os
recursos tipográficos, as palavras características de cada gênero, fontes, as
figuras e resolva as atividades relacionadas a cada texto:
ATIVIDADE
1 READINGA)
a)
Computer Technology
The Simple Things
in life
Computer
Technology The Simple Things in life If you feel excluded from the computer
revolution, help is at hand. IBM has just launched Simply Speaking, a voice
recognition system that provides fast, accurate dictation for home users. The
system allows you to dictate letters, essays and e- mail messages directly
into your computer. And nine times out of 10, it does so without making a
mistake. As you talk, the computer recognizes what you say and a text version
of it appears on screen at speeds of up to 100 words per minute. This product
is also available in French, German, Spanish and Italian. Simply Speaking can
be orders over the Internet at http://www,voicetype.i.bm.com.
Speak Up, Ago.2000,
ano XIII, nº134.
b)

ATIVIDADE 1.1
- Observe os textos acima. Identifique
os diferentes gêneros textuais.
GENRE
(GÊNERO)
REFERENCE
(REFERÊNCIA)
ATIVIDADE 1.2
- Para
responder as questões A e acima, quais foram as informações que auxiliaram você
a identificar os gêneros?
a) ( ) o formato (layout)
b) ( ) os recursos tipográficos (negrito,
itálico, etc)
c) ( ) as palavras características de cada
gênero textual
d) ( ) o tipo de letra (fonte) e/ou ( ) as
figuras
ATIVIDADE 1.3
Volte aos textos, observe-os atentamente e responda as
questões a seguir:
a) No texto A, qual é a palavra que se
repete?
R:
b)
Qual
o objetivo do texto B?
c)
Onde as pessoas geralmente encontram
esse texto?
R:
·
Registre em seu caderno
e envie as repostas das duas questões
acima, através do email:
editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·
Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha
qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível
entrarei em contato.
Att. Prof: Edite.
Química
ASSUNTO:
GENÊROS TEXTUAIS
Gêneros Textuais:
Textos cuja função comunicativa é reconhecida social e culturalmente por
determinada comunidade. Além desta função, os gêneros textuais se
caracterizam por organização, estrutura gramatical e vocabulário específico.
A familiarização com o gênero textual possibilita ao leitor a fazer leituras
mais eficientes e direcionadas, permitindo a localização das informações mais
rapidamente. (Souza; Absy; Costa; Mello, 2005).
|
1. Nos textos a seguir,
encontramos diferentes gêneros textuais. Compare-os observando o layout, os
recursos tipográficos, as palavras características de cada gênero, fontes, as
figuras e resolva as atividades relacionadas a cada texto:
|
ATIVIDADE
1 READINGA)
a)
Computer Technology
The Simple Things
in life
Computer
Technology The Simple Things in life If you feel excluded from the computer
revolution, help is at hand. IBM has just launched Simply Speaking, a voice
recognition system that provides fast, accurate dictation for home users. The
system allows you to dictate letters, essays and e- mail messages directly
into your computer. And nine times out of 10, it does so without making a
mistake. As you talk, the computer recognizes what you say and a text version
of it appears on screen at speeds of up to 100 words per minute. This product
is also available in French, German, Spanish and Italian. Simply Speaking can
be orders over the Internet at http://www,voicetype.i.bm.com.
Speak Up, Ago.2000,
ano XIII, nº134.
|
b)

ATIVIDADE 1.1
- Observe os textos acima. Identifique
os diferentes gêneros textuais.
GENRE
(GÊNERO)
|
REFERENCE
(REFERÊNCIA)
|
ATIVIDADE 1.2
- Para
responder as questões A e acima, quais foram as informações que auxiliaram você
a identificar os gêneros?
a) ( ) o formato (layout)
b) ( ) os recursos tipográficos (negrito,
itálico, etc)
c) ( ) as palavras características de cada
gênero textual
d) ( ) o tipo de letra (fonte) e/ou ( ) as
figuras
ATIVIDADE 1.3
Volte aos textos, observe-os atentamente e responda as
questões a seguir:
a) No texto A, qual é a palavra que se
repete?
|
R:
|
b)
Qual
o objetivo do texto B?
c)
Onde as pessoas geralmente encontram
esse texto?
|
R:
|
·
Registre em seu caderno
e envie as repostas das duas questões
acima, através do email:
editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·
Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha
qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível
entrarei em contato.
Att. Prof: Edite.
Física
E.E. WADIH JORGE MALUF
PROFª MARIANNE VEGNERS
EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE FÍSICA
UNIDADES DE MEDIDA
RESPONDA NO CADERNO:
1) RESOLVA AS TRANSFORMAÇÕES ABAIXO:
A) Converta 4 kg em g
B) Quanto vale 1 mg em grama (g)?
C) O dono de um mercado comprou uma caixa de latas de ervilhas contendo 20 unidades. Sabendo que cada lata contem 220 g de ervilha, qual o peso da caixa em quilogramas?
D) Se uma pizza possui massa de 500 g e a dividimos em 8 partes iguais, quanto cada parte possui em mg?
2) TRANSFORME EM METROS:
1. 7 Km = ____________
2. 3,4 Km = __________
3. 4 dam = ___________
4. 380 mm = _________
5. 59,4 cm = __________
6. 70 cm = ___________
7. 73 dm = ___________
8. 154 cm = __________
9. 150.000 cm = _________
10. 2,3 cm = ___________
3) TRANSFORME NA UNIDADE QUE SE PEDE:
a. 12g em Kg =_______________
b. 0,3 Kg em g = _____________
c. 1,8 Kg em g = _____________
d. 4000g em Kg = ____________
e. 3750 g em Kg = ___________
f. 0,5 T em Kg = _____________
g. 3T em Kg = _______________
h. 4500Kg em T = ______________
Profª
Marianne
2TA
Referente às aulas da semana de: 11
a 15/05/2020
Atenção:
*As respostas das atividades deverão ser registradas no caderno
*Acesse os links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos
dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email ou whatsapp
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios
para correção: vegnersmarianne@gmail.com
Data de entrega das atividades até 21/05/2020
Profª
Marianne
2TA
Referente às aulas da semana de: 11
a 15/05/2020
Atenção:
*As respostas das atividades deverão ser registradas no caderno
*Acesse os links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos
dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email ou whatsapp
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios
para correção: vegnersmarianne@gmail.com
Data de entrega das atividades até 21/05/2020
TERMOLOGIA
CALOR
FONTES
DE CALOR
As fontes de calor podem ser naturais, como o Sol e os
vulcões, ou artificiais, como as velas, as lâmpadas, o ferro de passar roupa e
o chuveiro elétrico.
Alguns corpos, como os metálicos, são bons condutores de
calor. Outros como os de madeira, vidro, borracha e isopor, não conduzem bem o
calor. Embora sejam bons condutores de calor, os diversos tipos de metal
(ferro, prata, chumbo etc.) não realizam essa condução igualmente.
PROPAGAÇÃO
DO CALOR
Como você sabe a transmissão do calor de um corpo mais quente
para outro mais frio se dá até que seja atingida uma temperatura de equilíbrio.
Essa propagação do calor pode ser por condução,
convecção ou irradiação.
Propagação
por condução
Se colocarmos a extremidade de um objeto metálico comprido
no fogo, em pouco tempo a outra extremidade também estará quente. O mesmo
acontece introduzindo uma pequena colher de metal numa xícara de líquido
quente. Esse fenômeno ocorre porque as vibrações das moléculas se transmitem
para as moléculas vizinhas. Não ocorre, no entanto, deslocamento dessas
moléculas.
Na condução, portanto, o calor se propaga de molécula para
molécula. Esta é uma forma de transmissão do calor característica dos sólidos,
embora ocorra, menos intensamente, também nos líquidos e gases.
Os líquidos e gases não conduzem bem o calor, com exceção
do mercúrio e do hidrogênio.
Propagação
por convecção
Se colocarmos serragem na água contida num balão de vidro
(recipiente muito usado em laboratório) e o levarmos ao fogo, veremos a
serragem subir e descer incessantemente. Isso significa que a água sobe, ao ser
aquecida, e desce quando esfria, formando assim as chamadas correntes de
convecção. A propagação por convecção produzida pelo deslocamento de moléculas
é característica dos líquidos e gases.
As correntes de
convecção são usadas no aquecimento de casas, nos aparelhos de ar condicionado,
nos radiadores de automóveis, sendo responsáveis também pelo vôo de planadores
e asas-delta.
Propagação
por irradiação
Da mesma forma que a luz, o calor do Sol chega à Terra
depois de atravessar uma grande extensão de vácuo. Essa energia térmica, também
chamada energia radiante, se propaga pela irradiação. Outro exemplo desse tipo
de irradiação: quando aquecemos as mãos diante de uma fogueira, a maior parte
do calor nos é transmitida por irradiação, uma vez que a condução do calor pelo
ar é pequena e a convecção tende a carregar o ar quente para cima.
ABSORÇÃO
E EMISSÃO DE CALOR
A chama de uma vela, além de emitir luz, emite também
energia térmica: o calor luminoso. Já a água fervente emite calor, mas não luz:
é o chamado calor obscuro, produzido por uma fonte quente mas não luminosa e
que também se propaga por irradiação.
Sol ou uma lâmpada
acesa produzem calor luminoso, enquanto um ferro de passar roupa, quando
normalmente aquecido, produz calor obscuro.
Certas substâncias deixam passar o calor luminoso, mas
impedem a passagem do calor obscuro. O vidro é um exemplo. Essa propriedade do
vidro é usada na construção de estufas destinadas à conservação do calor, como
as que guardam certas plantas sensíveis à temperatura.
Uma estufa consiste num compartimento de paredes e telhado
de vidro, que deixam passar o calor luminoso do Sol para dentro do ambiente
durante o dia. A noite, a estufa impede que o calor obscuro obtido de dia se
perca, mantendo as plantas aquecidas em seu interior.
Quando um corpo é aquecido ele absorve uma parte do calor e
reflete outra. Os corpos que absorvem bem o calor são também os que melhor o
emitem. Os corpos escuros são os que mais absorvem e emitem calor (a fuligem,
por exemplo, absorve 97% do calor recebido). Já com os corpos claros ou
brilhantes ocorre o contrário (a prata polida, por exemplo, absorve apenas 6%
do calor recebido). É por isso que no verão devemos usar roupas claras, pois
elas absorvem menos calor. No inverno, a preferência deve ser por roupas
escuras, pois são as que mais absorvem calor.
MEDIDA
DA QUANTIDADE DE CALOR
A quantidade de calor que passa de um corpo para outro pode
ser medida.
A parte da Termologia que se ocupa dessa medição é a Calorimetria.
São duas as principais unidades de quantidade de calor:
• caloria (cal) — é a quantidade de calor necessária
para elevar em 1 ºC a temperatura de 1 g de água, sob pressão normal;
• quilocaloria (Kcal) — é a quantidade de calor
necessária para elevar em 1 ºC a temperatura de 1 kg de água, sob pressão
normal.
Uma quilocaloria é igual a 1 000 calorias, ou seja, 1 Kcal = 1 000 cal.
Obs.:
1 cal = 4,2 J ( joule )
EFEITOS
DO CALOR
O calor é responsável tanto pelo aquecimento e pela
dilatação dos corpos como pelas mudanças de estado físico das substâncias.
Aquecimento, dilatação e mudança de estado físico são os efeitos físicos do
calor.
O calor pode também provocar a decomposição e a combinação
de substâncias, como ocorre na eletrólise da água e na obtenção do sulfeto de
ferro, respectivamente. Essas reações são exemplos de efeitos químicos do
calor. Outros efeitos do calor:
·
Efeitos fisiológicos, como
as sensações de quente e frio;
·
Efeitos mecânicos, como
os observados em máquinas a vapor, locomotivas e navios, que transformam calor
em movimento.
EXERCÍCIOS
— RESPONDA EM SEU CADERNO
1. Como se classificam as fontes de calor? Dê exemplos.
2. Quais são as três formas de propagação do calor?
3. O que é calorimetria?
4. Cite os principais efeitos do calor
Biologia
TEMA: Fotossíntese e Respiração
Data:27/04 à 01/05
Professor Leonel:
fuzza@prof.educacao.sp.gov.br
Todo ser vivo precisa de
água e energia. Os animais tiram a energia dos alimentos que comem (e algumas
plantas carnívoras, também).
As maioria das plantas
porém fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese. Quer dizer, as partes
verdes das plantas (que contém clorofila, um pigmento verde) são capazes de
fabricar glicose (um tipo de carboidrato) quando devidamente iluminadas.
A partir do gás carbônico do ar e da água que retira do solo,
a planta fabrica a glicose, armazenando nesta molécula toda a energia que captura do Sol. A
folha, portanto prende a energia da luz do Sol e a armazena na forma de
energia química, nas ligações da molécula da glicose. Depois, a partir da
glicose e dos sais minerais (principalmente, substâncias contendo nitrogênio,
fósforo e potássio) que retira do solo, produz todos os demais materiais que
precisa para crescer.
A respiração realiza o processo
inverso, ao liberar a energia química presa na glicose na presença de oxigênio,
produzindo água e gás carbônico e liberando energia para que os animais possam
se manter vivos e realizar seus movimentos.
ATIVIDADES:
1-Considere o esquema abaixo , e com base no texto,explique como
ocorre o processo em destaque
TEMA:
Fotossíntese e Respiração
Data: 04 à
08/05
1-Sobre o
processo de reprodução dos seres vivos, considere a imagem abaixo e explique os
tipos de reprodução que estão em destaque.
fuzza@prof.educacao.sp.gov.br
OBS: Os organismos citados respectivamente são: Lobo-Guará;
Tigre; Ameba e Araucária.
TEMA: Fotossíntese e Respiração
Data:27/04 à 01/05
Professor Leonel:
fuzza@prof.educacao.sp.gov.br |
Todo ser vivo precisa de água e energia. Os animais tiram a energia dos alimentos que comem (e algumas plantas carnívoras, também).
As maioria das plantas porém fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese. Quer dizer, as partes verdes das plantas (que contém clorofila, um pigmento verde) são capazes de fabricar glicose (um tipo de carboidrato) quando devidamente iluminadas.
A partir do gás carbônico do ar e da água que retira do solo, a planta fabrica a glicose, armazenando nesta molécula toda a energia que captura do Sol. A folha, portanto prende a energia da luz do Sol e a armazena na forma de energia química, nas ligações da molécula da glicose. Depois, a partir da glicose e dos sais minerais (principalmente, substâncias contendo nitrogênio, fósforo e potássio) que retira do solo, produz todos os demais materiais que precisa para crescer.
A respiração realiza o processo inverso, ao liberar a energia química presa na glicose na presença de oxigênio, produzindo água e gás carbônico e liberando energia para que os animais possam se manter vivos e realizar seus movimentos.
ATIVIDADES:
1-Considere o esquema abaixo , e com base no texto,explique como ocorre o processo em destaque
TEMA:
Fotossíntese e Respiração
Data: 04 à
08/05
1-Sobre o
processo de reprodução dos seres vivos, considere a imagem abaixo e explique os
tipos de reprodução que estão em destaque.
fuzza@prof.educacao.sp.gov.br |
OBS: Os organismos citados respectivamente são: Lobo-Guará;
Tigre; Ameba e Araucária.
Professor Leonel
TEMA: Citologia
(estudo da célula)
Data:18 à
22/05
Obs:
Entregar até 22/05.
1-Explique a
diferença entre célula eucariótica e célula procariótica.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Escreva a
relação entre o cloroplasto e a fotossíntese nos organismos clorofilados.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Escreva
qual é o tipo de divisão celular responsável pela produção das células
somáticas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sociologia
Professor Leonel
TEMA: Citologia
(estudo da célula)
Data:18 à
22/05
Obs:
Entregar até 22/05.
1-Explique a
diferença entre célula eucariótica e célula procariótica.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Escreva a
relação entre o cloroplasto e a fotossíntese nos organismos clorofilados.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Escreva
qual é o tipo de divisão celular responsável pela produção das células
somáticas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Filosofia
(Atividade - 01)
Realizar as atividades do Caderno dos Alunos (SP FAZ ESCOLA) que posteriormente serão entregues ao professor(a).
a-) Leitura e realização das atividades do tema: “Introdução à ética”. pp. 64 -66.
b-) Leitura e realização das atividades: “Autonomia e Liberdade”. Pp. 66- 70
(Atividade - 02)
O aluno deverá acessar a seguinte página (Filosofia e Linguagem): https://www.facebook.com/groups/305973712937738/?epa=SEARCH_BOX onde serão postadas atividades complementares propostas pelos professores administradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário