2º Termo - EJA

Língua Portuguesa


E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA                                             2º TA
Referente às aulas da semana de:
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse aos links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu e-mail.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios para correção: robertinhotaboado@hotmail.com
Data de entrega das atividades até

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de fixação – A língua em foco – modos e tempos verbais e formas nominais.
1) Complete as orações com uma das formas nominais dos verbos entre parênteses:
a – Beatriz vive _______ que me admira bastante (dizer).
b – Se você tivesse _______ a pesquisa, não teríamos obtido nota baixa. (fazer)
c – Irei _____ o possível para comparecer à reunião. (fazer)
d – Está tudo ______, foram eles mesmos os culpados pela depredação do prédio. (comprovar)
e – Está ______ o grande dia em que conheceremos o novo presidente da empresa. (chegar)
f – Está tudo ______, iremos mesmo ao cinema no domingo. (combinar)
g- Não havia mais o que fazer, pois a confiança estava ______. (perder)
h - _____ lá, avise-me, pois ficarei ansiosa por notícias. (chegar)

2) "Depois de ter passado o dia inteiro gastando sola”. A forma simples da locução verbal destacada é:
a ( ) passado
b ( ) tido
c ( ) passar
d ( ) tido passado

3) O particípio verbal está corretamente empregado em:
a (  ) não estaríamos salvados sem a ajuda dos barcos.
b (  ) os garis tinham chego às ruas às dezessete horas.
c (  ) o criminoso foi pego na noite seguinte a do crime.
d (  ) o rapaz já tinha abrido as portas quando chegamos.
e (  ) a faxineira tinha refazido a limpeza da casa toda.

4) Complete com os verbos indicados entre parênteses no presente.
a) Marina____________________ a verdade.(falar)
b) A menina ____________________ no sofá.(sentar)
c) Os Alunos ____________________ no pátio.(brincar)
d) Nós ____________________ a rua.(atravessar)
e) Elas ____________________ os brinquedos. (guardar)

5) Numere as frases de acordo com o tempo do verbo.
(1) presente. (2) pretérito (3) futuro


(  ) Ontem a professora leu uma história.
(  ) Sairei mais cedo amanhã.
(  ) Vocês copiaram o texto.
(  ) Luciana recita uma poesia.
( ) Nós já terminamos o trabalho.
(  ) Os alunos brincarão no pátio.
(  ) O gatinho bebe leite.
( ) A bruxinha jogou água no gato.
( ) Visitaremos a vovó no domingo.



( ) Eu dividi meu chocolate com ele.
(  ) Nós compraremos doces.
(  ) Roberto escorregou.
(  ) Ela partiu ontem
(  ) Eles fazem a prova
(  ) Renata correu para casa
(  ) Adriano pulou o muro
( ) O padeiro vendeu todos os pães.
(  ) Dançarei a noite toda.




Leia a anedota e responda às questões 06 e 07:
                                Os dois amigos.
 Dois amigos apaixonados por futebol combinaram que, quando um deles morresse, voltaria a Terra para falar se lá em cima tinha futebol.
Uma semana depois um deles morreu e, cumprindo com o combinado, voltou e afirmou:
- Eu tenho uma notícia boa e uma má. Qual você quer primeiro?
O outro, animado, respondeu:
- A boa.
O amigo então disse:
- Lá no céu tem futebol sim.
O amigo, feliz da vida, então perguntou:
- E a ruim, qual é?
Ele respondeu:
- Você foi convocado para jogar nesse domingo.

6) Observe os verbos destacados e assinale em que tempo eles estão.
( ) passado ( ) pretérito ( ) futuro

7) Passe a frase abaixo para o presente e para o futuro do pretérito:
“Uma semana depois ele morreu e, cumprindo com o combinado, ele voltou e afirmou”:
Presente:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Futuro do pretérito:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Leia a fábula de Esopo e complete-a com os verbos do quadro, fazendo a concordância verbal.
Adotar / Criar / Virar / Fazer / Ser / Aparecer / Ser / Tratar /        
Pedir / Vir / Engolir / Ficar / Achar / Piscar / Dizer

OS DOIS AMIGUINHOS
Uma vez uma garça ______ um filhote de tigre órfão e ______ o bebê junto com seu próprio filho. Os dois ______ grandes amigos, e todo dia ______ a maior bagunça, sem jamais brigar. Na realidade, _____ as crianças mais boazinhas do mundo. Um dia ________ outra garça que ____ uma encrenqueira; essa garça _____ muito mal o bebê garça e ele _____ socorro, e o tigre ____ correndo: num instante _______ a encrenqueira. Só _____ um ossinho e um punhado de penas para contar a história. O tigre, que tinha sido criado num regime vegetariano, _____ aquela comida diferente uma maravilha. Lambendo os bigodes, ______ o olho e _______:
– Eu te adoro, minha pequena garça!
E zás, lá se foi sua companheira de brincadeiras servir de sobremesa para o piquenique improvisado.
Moral: Nada elimina o que a natureza determina.
                                                                      Do livro: Fábulas de Esopo


E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA                                             2º TA
Referente às aulas da semana de: 04 a 08/05/2020
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse os links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios para correção: ---SEU EMAIL
Data de entrega das atividades até 15/05/2020 – AULA ZAP (18H00-19H00)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALUNO(A) _______________________ Nº _____2TA

GÊNERO TEXTUAL:  CRÔNICA

Características da crônica:
• Narração curta;
• Descreve fatos da vida cotidiana;
 • Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico;
 • Possui personagens comuns;
• Segue um tempo cronológico determinado- presente e/ou pretérito;
 • Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens;
 • Linguagem simples;
 • Narrativa em primeira ou terceira pessoa, quase sempre como quem conta um caso.
Atividades
Obs.:
Toda a atividade digitada.
Envie no Messenger  Robertinho Taboado.
1)           Dê o significado das palavras destacadas nas características.
2)           Tendo em vista o que a população da cidade de Sumaré/SP vem passando nos últimos meses por conta do isolamento social recomendado pelas autoridades devido à pandemia da COVID-19, produza uma crônica em primeira pessoa fazendo a:
Introdução (fale da situação-problema vivida por todos. Aproximadamente de 04 a 05 linhas)
Desenvolvimento ( fale de você, por exemplo, Como era antes, como está sendo, o que espera... Aproximadamente de 04 a 05 linhas)
Conclusão ( Aqui você retome o que citou na introdução e conclua seu texto com um tipo de sugestão)


(seu texto deve apresentar título, respeitar as características citadas)






E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA                                             2º TA
Referente às aulas da semana de: 27 a 29/04/2020
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse aos links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios para correção: robertinhotaboado@hotmail.com
Data de entrega das atividades até 15/05/2020 – AULA ZAP (18H00-19H00)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALUNO(A) _______________________ Nº _____2TA

CLASSE GRAMATICAL: VERBO
1 - Em “Quando ele for prestar vestibular, deverá estudar latim”, a forma infinitiva do verbo em destaque, considerando o contexto, é:

a) ser 
b) for 
c) é 
d) ir 


2 - Em todas as alternativas, a lacuna pode ser preenchida com o verbo indicado entre parênteses, no subjuntivo, exceto em:

a) Olhou para o cão, enquanto esperava que lhe _______ a porta (abrir).
b) Por que foi que aquela criatura não ________ com franqueza? (proceder)
c)  É preciso que uma pessoa se ________ para encurtar a despesa. (trancar).
d)  Deixe de luxo, minha filha, será o que Deus ________. (querer)
e)  Se isso me ______ possível, procuraria a roupa. (ser)



3 - Empregou-se o verbo no futuro do subjuntivo em:

a)  … afrontava os perigos (…) para vir vê-la à cidade.
b)  Quando algum dia a civilização ganhar essa paragem longínqua…
c)  Continuaram ainda a dialogar com certo azedume.
d)  Tinha-me esquecido de contar-lhe que eu fizera uma promessa…
e)  e encontrei o faroleiro ocupado em polir os metais da lanterna.

4 - Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais destacadas:

“Ao chegar da fazenda, espero que já tenha terminado a festa”.

a) futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do subjuntivo
b) infinitivo, presente do subjuntivo
c) futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo
d) infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo
e) infinitivo, pretérito perfeito do subjuntivo

5 - Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte frase:

"Quando .......... mais aperfeiçoado, o computador certamente .......... um eficiente meio de controle de toda a vida social."

a) estivesse - será
b) estiver - seria
c) esteja - era
d) estivesse - era
e) estiver – será

6- Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

1. O intruso já tinha sido .......... .
2. Não sabia se já haviam .......... a casa.
3. Mais de uma vez lhe haviam .......... a vida.
4. A capela ainda não havia sido .......... .

a) expulsado, coberto, salvo, benzida
b) expulso, cobrido, salvo, benzida
c) expulsado, cobrido, salvado, benta
d) expulso, coberto, salvado, benta
e) expulsado, cobrido, salvo, benzida

7- Assinale a alternativa correta.
I - Embora o jogo estivesse monótono, a torcida se exaltou muito;
II - O torcedor gritou tanto que tinha ficado rouco;
III - É preciso que se evita gritar muito.
Com relação ao uso dos tempos verbais:

a) somente a I está adequada
b) I, II e III estão adequadas
c) somente a II está adequada
d) somente a I e III estão adequadas
e) I, II e III estão inadequadas

8 -  A forma verbal correta é:
a) interviu
b) entretesse
c) reavenha
d) manteram
e) precavesse

9 - Assinale o período em que aparece forma verbal incorretamente empregada em relação à norma culta da língua:

a) Se o compadre trouxesse a rabeca, a gente do ofício ficaria exultante.
b) Quando verem o Leonardo, ficarão surpresos com os trajes que usava.
c) Leonardo propusera que se dançasse o minuete da corte.
d) Se o Leonardo quiser, a festa terá ares aristocráticos.
e) O Leonardo não interveio na decisão da escolha do padrinho do filho.

10 - "Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como este sorriso." (Fernando Sabino)

Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais:

a) futuro do pretérito, presente do subjuntivo
b) pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito do subjuntivo
c) pretérito mais-que-perfeito, presente do subjuntivo
d) futuro do pretérito, pretérito imperfeito do subjuntivo
e) pretérito perfeito, futuro do pretérito


Matemática 

E. E. WADIH JORGE MALUF
Matemática – ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS
Profª Marianne                                                                  2TA
Referente às aulas da semana de: 11 a 15/05/2020
Atenção:
*As respostas das atividades deverão ser registradas no caderno
*Acesse os links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email ou whatsapp
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios para correção:  vegnersmarianne@gmail.com
Data de entrega das atividades até 20/05/2020

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS - EXERCÍCIOS
Como visto anteriormente, para você analisar e interpretar um gráfico é necessário observar alguns elementos que fazem parte dele tais como:
Título: identifica o assunto que está sendo apresentado.
Legenda: identifica quais os elementos que foram pesquisados.
Títulos dos eixos: vertical e horizontal.
Os eixos ( retas) são divididos em partes iguais. Cada ponto representa uma unidade de medida. É necessário observar de quanto em quanto foi dividida a unidade de medida.
Neste exemplo o eixo vertical foi dividido de 10 em 10 mil pessoas.




Exercícios: (ESSE EXERCÍCIO É PARECIDO COM O DA ATIVIDADE ANTERIOR, MAS NÃO É O MESMO)
1. Observe o gráfico e responda em seu caderno
a) Qual foi o assunto tratado nessa pesquisa?
b) Qual a graduação (de quanto em quanto foi dividida as unidades de medida) do eixo vertical?
c)O que a legenda está identificando?
d)Quantas pessoas fumam 15 cigarros por dia?
e)Qual foi o total de amostra pesquisada? ( total de pessoas)
f)Quantos não fumantes morrem de doença pulmonar?
 g)Quantos cigarros / dia 60 mil pessoas fumam?
h)Para você, qual a relação que existe entre a quantidade de cigarros/dia fumados e as mortes por doenças pulmonares?
2. Observe o gráfico e responda em seu caderno:
Suponha a seguinte situação:
144 candidatos fazem uma prova para um concurso em que as notas variam de 0 a 10, de meio em meio ponto. O resultado da avaliação é o que está expresso no gráfico que segue:
Dizemos, por exemplo, que:
·         12 é a freqüência (quantidade) da nota 3.
·         8 é a freqüência da nota 6
·         o eixo Y representa a freqüência (quantidade de alunos de cada nota)
·         o eixo X representa as notas
·         a graduação do eixo Y é de 1 em 1




COPIE E COMPLETE EM SEU CADERNO A TABELA ABAIXO:
                           

3 Copie e responda em seu caderno completando os espaços em branco:
A legenda refere-se ao intervalo de anos de nascimento dos alunos do CEESVO. Analise o gráfico e complete as afirmações abaixo:
a)    A faixa etária correspondente a 25% dos alunos é de ___________.
b)    Os alunos mais novos correspondem a porcentagem de ________.
c)    Se os mais velhos correspondem a 14% dos alunos , a idade mínima em relação a 2003 é de __________.
d)    Os nascidos entre 1975 a 1985 correspondem a um total de _____% dos alunos.
e)    Um aluno que em 2003 tem 30 anos está dentro da faixa etária que corresponde a ______%.


História 



As atividades deverão ser respondidas no próprio caderno, não há necessidade de copiar as perguntas, coloque somente as respostas. 

01- (…) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (…) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. 
(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium) 

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. 
(VINCI, Leonardo da. Carnets) 

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é 
a) a fé como guia das descobertas. 
b) o senso crítico para se chegar a Deus. 
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos. 
d) a importância da experiência e da observação. 
e) o princípio da autoridade e da tradição. 

02- Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno: 
“... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”. 
(CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.) 

A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características. 
a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio homem. 
b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais. 
c) ruptura com o mundo antigo, a qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos. 
d) adaptações do pensamento contemplativo, as quais reafirmam a primazia do conhecimento da natureza em relação ao homem.




HISTÓRIA - 18 a 22
Professora: Marlene
ROTEIRO DA ATIVIDADE
1º PASSO: Nesta semana faremos apenas a leitura e utilizaremos este material na volta ás aulas;
2º PASSO: Registre no seu caderno leitura dos textos: RENASCIMENTO E HUMANISMO  e     A EUROPA FLORESCE:  RENASCIMENTO E HUMANISMO

3º PASSO: O registro deve conter: Nome, nº e série;
4º PASSO: Envie o registro no email marlene.basso9@gmail.com

RENASCIMENTO E HUMANISMO
            A partir do século XI, a Europa ocidental passou por uma série de mudanças importantes: uma delas foi o aumento da produção de alimentos por causa da expansão das áreas agrícolas e da utilização de novas técnicas de cultivo de terra. Com o aumento da produção de alimentos, as pessoas passaram a viver mais e a ter mais filhos, o que levou a um aumento crescente da população.
            Ao mesmo tempo, ocorreram: o crescimento do comércio com o Oriente; o aparecimento das feiras e das casas bancárias; e o revigoramento das cidades. Mercadores circulavam pela Europa em suas caravanas, levando e trazendo mercadorias de diferentes lugares do mundo; os banqueiros trocavam moedas; e os donos de navios aumentam sua frota.
          A burguesia (mercadores, banqueiros e donos de navios) enriqueceu, adotando novos valores e novas práticas. Medir, calcular, pesar, experimentar, operações essenciais ao sucesso  dos negócios, passaram a ser socialmente valorizados.
            Essas mudanças, que vinham ocorrendo na Europa desde o século XI, inspiraram uma nova visão de mundo, da arte e do conhecimento; e, ao mesmo tempo, criaram as condições materiais para o surgimento do Renascimento, um movimento cultural intenso que começou no século XIV nas cidades italianas, se propagou pela Europa e foi decisivo na formação do mundo moderno.  


TEXTO DE APOIO
A EUROPA FLORESCE:  RENASCIMENTO E HUMANISMO

            [...] No século XVI, a maior parte dos europeus vive ainda na Idade Média, mas as mudanças se aceleram , as grandes descobertas estimulam o interesse pelos horizontes mundiais. O afluxo de metais preciosos americanos – ouro e prata – permite o aumento da moeda em circulação. A difusão de livros impressos espalha o conhecimento e a cultura. Um novo florescimento artístico que valoriza a arte clássica – O Renascimento – mergulha em uma atmosfera de luxo e festa. Ele desabrocha principalmente nas cortes reais e principescas. O Renascimento começou na Itália, de onde se espalhou por toda a Europa. A França contribui com criações particularmente brilhantes, como os  castelos do Vale do Loire. [...]
Le Goff, Jacques. Uma breve história da Europa. Petrópolis: Vozes, 2008. P. 86-87. 
  

PARA REFLETIR
CONCEITO E PRECONCEITO
            Renascimento foi o nome que os renascentistas deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos”. Os renascentistas acreditavam que, desconsiderar a arte e o conhecimento produzidos na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura. Daí o nome Renascimento.
            Hoje, a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento,  por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzidos na Idade Média.



Geografia


ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 2º ANO EJA

PROFESSORA MARIA ISABEL DA SILVA OLIVEIRA

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

Pojeção Cartográfica – é um recurso da Cartografia baseado em relações matemáticas e geométricas que tornou possível a representação da superfície curva da Terra numa superfície plana – o mapa.

Pincipais Projeções – São as Projeção Mercator, Projeção Bertin, Projeção Buckminster Fuller, Projeção Peters.

Características – Uma análise dos diferentes tipos de projeções mostrará que nenhuma projeção consegue mostrar o mundo de maneira correta, isto é, sem deformações. A única maneira de representar fielmente a superfície terrestre, que é curva, numa superfície plana, sem que haja distorções, é por meio do globo terrestre.


Quadro Descritivo das Projeções
Mercator
A deformação do tamanho das superfícies torna-se máxima próxima aos polos. Essa projeção exagera visualmente a importância territorial dos países do Norte, pois a maior porção das massas continentais dessa região está localizado nas maiores latitudes, comparativamente às massas continentais do Hemisfério Sul.
Peters
O contraponto com a de Mercator: restabelece o tamanho correto das superfícies continentais e, com isso, revaloriza visualmente os países do hemisfério Sul.
Bertin (1953)
Fiel na relação entre os tamanhos das superfícies dos continentes, é uma das boas soluções para os mapas temáticos
Buckminster Fuller
Centrada no polo Norte, tem suas maiores deformações nos oceanos. Apresenta uma organização dos continentes incomum aos nossos olhos.

Ativação do entendimento – responda no caderno

1 – Dê a definição de projeção cartográfica e qual a sua aplicação?

2 – Quais são as principais projeções?

3 – As projeções cartográficas são uma maneira correta e sem distorções de mostrar o globo terrestre em um plano (um mapa por exemplo)? Justifique.

4 – Em que regiões do globo a projeção de Mercator apresenta maior deformação?

5 – A projeção Mercator exagera visualmente qual região do globo?

6 – Explique por que a projeção de Peters é o contraponto da projeção de Mercator.

7 – Qual a característica e aplicação da projeção de Bertin?

8 – Relacione as características da projeção Buckminster Fuller.


Arte



Inglês


Professor: Edite Gomes de Lima
Semana de 27 de abril a 30 de abril /2020



Série(s): 2TA


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15

·        Registre em seu caderno e envie as repostas das duas questões acima, através do email: editegomes@prof.educacao.sp.gov.br

·        Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.

Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível entrarei em contato.

Att. Prof: Edite.


Professor: Edite Gomes de Lima


Série(s): 2TA
Do dia 04 ao dia 08 de maio


1.Complete com there´s ou there are.

a.___________ a big tree in the garden.

b.___________a good film on TV tonight.

c.___________some big trees in the garden.

d.___________a lot of accidents on this road.

e.___________ 11 players in a football team.

f.____________coffe on the floor.

g.___________a cat on the roof.

h.___________computers in that room.

i.____________  money in my bag.

j.____________seven billion people living on this planet.

k.____________a train at 10.20.

l._____________nice planets in the solar system.

m.___________thirty days in september.

Analise a ocorrência do “there to be” nas letras das canções abaixo:
 “Havana – Camila Cabello”
Havana, ooh na-na (ay)
Half of my heart is in Havana, ooh-na-na (ay, ay)
He took me back to East Atlanta, na-na-na
Oh, but my heart is in Havana (ay)
There's something about his manners (uh huh)
Havana, ooh na-na (uh)
He didn't walk up with that "how you doin'?" (uh)
(When he came in the room)
He said there's a lot of girls I can do with (uh)
(But I can't without you)
I knew him forever in a minute (hey)
(That summer night in June)
And papa says he got malo in him (uh)
He got me feelin' like [… ]

There's Nothing Holdin' Me Back - Shawn Mendes
I wanna follow where she goes
I think about her and she knows it
I wanna let her take control
'Cause every time that she gets close, yeah [… ]
Manipulate my decisions
Baby, there's nothing holdin' me back
There's nothing holdin' me back
There's nothing holdin' me back [… ]

2.Podemos dizer que o verso: “There's something about his manners…” :
a.está no singular                                  b.está no plural

3.O título da canção  de  Shawn Mendes está:
a.na forma negativa                         b.na forma afirmativa

4.A tradução ao pé da letra do verso: “There's something about his manners…” seria:
a. “Há alguma coisa  sobre suas maneiras…”
b.”Tem algo sobre seus costumes...”

5.O título da canção de Shawn Mendes traduzido seria:
________________________________________________________________
·        Registre em seu caderno e envie as repostas das duas questões acima, através do email: editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·        Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível entrarei em contato.
Att. Prof: Edite.


Professor: Edite Gomes de Lima

Semana de 11 de Maio a 15 de Maio /2020


Série(s): 2TA
Simple Past
O Simple Past Tense é usado para descrever uma ação que aconteceu no passado e que já terminou. Para mencionar esse tempo passado devemos usar expressões como:
Geralmente há duas classificações para os verbos em inglês no passado: verbos regulares (regular verbs) e verbos irregulares (irregular verbs). Os verbos regulares recebem a terminação –ed. Analise uma lista dos principais verbos regulares:
1.Complete these sentences with the simple past tense of the regular verbs.
a.I ________my friend yesterday. ( to visit)
b.They_________a new restaurant last week. ( to open)
c.The little boy_________your question. ( to answer)
d.Jonas________very well yesterday. ( to dance)
e.The children___________the new recreation center last week.(to visit)
f.You_________computer games yesterday. ( to play)
g.We_________some museums yesterday. ( to visit)
h.I__________basketball last Friday.(to play)
i.We________the new coffee shop.( to love)
j.I ___________Australian last month. (to visit)
k.My father ____________Canada at university. ( to study)
l.You__________German last week. ( to study)
m.Brenda________us to his birthday party.( to invite)
n.Sue _________with Peter. ( to dance)
o.Daniel __________a film. ( to watch)
·        Registre em seu caderno e envie as repostas das duas questões acima, através do email: editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·        Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível entrarei em contato.
Att. Prof: Edite.

Edite- 18 a 22 de maio


ASSUNTO: GENÊROS TEXTUAIS
Gêneros Textuais: Textos cuja função comunicativa é reconhecida social e culturalmente por determinada comunidade. Além desta função, os gêneros textuais se caracterizam por organização, estrutura gramatical e vocabulário específico. A familiarização com o gênero textual possibilita ao leitor a fazer leituras mais eficientes e direcionadas, permitindo a localização das informações mais rapidamente. (Souza; Absy; Costa; Mello, 2005).
1. Nos textos a seguir, encontramos diferentes gêneros textuais. Compare-os observando o layout, os recursos tipográficos, as palavras características de cada gênero, fontes, as figuras e resolva as atividades relacionadas a cada texto:

ATIVIDADE 1 READINGA)
a)

Computer Technology
The Simple Things in life
Computer Technology The Simple Things in life If you feel excluded from the computer revolution, help is at hand. IBM has just launched Simply Speaking, a voice recognition system that provides fast, accurate dictation for home users. The system allows you to dictate letters, essays and e- mail messages directly into your computer. And nine times out of 10, it does so without making a mistake. As you talk, the computer recognizes what you say and a text version of it appears on screen at speeds of up to 100 words per minute. This product is also available in French, German, Spanish and Italian. Simply Speaking can be orders over the Internet at http://www,voicetype.i.bm.com.
Speak Up, Ago.2000, ano XIII, nº134.


b)





ATIVIDADE 1.1

- Observe os textos acima. Identifique os diferentes gêneros textuais.
                                     GENRE       (GÊNERO)
REFERENCE (REFERÊNCIA)





ATIVIDADE 1.2
- Para responder as questões A e acima, quais foram as informações que auxiliaram você a identificar os gêneros?
 a) ( ) o formato (layout)
 b) ( ) os recursos tipográficos (negrito, itálico, etc)
 c) ( ) as palavras características de cada gênero textual
 d) ( ) o tipo de letra (fonte) e/ou ( ) as figuras

ATIVIDADE 1.3
Volte aos textos, observe-os atentamente e responda as questões a seguir:
a)   No texto A, qual é a palavra que se repete?

R:

b)   Qual o objetivo do texto B?
c)    Onde as pessoas geralmente encontram esse texto?

R:


·        Registre em seu caderno e envie as repostas das duas questões acima, através do email: editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·        Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.

Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível entrarei em contato.
Att. Prof: Edite.

Química 




Física 

E.E. WADIH JORGE MALUF
PROFª MARIANNE VEGNERS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE FÍSICA
UNIDADES DE MEDIDA

RESPONDA NO CADERNO:
1) RESOLVA AS TRANSFORMAÇÕES ABAIXO:
A) Converta 4 kg em g
B) Quanto vale 1 mg em grama (g)?
C) O dono de um mercado comprou uma caixa de latas de ervilhas contendo 20 unidades. Sabendo que cada lata contem 220 g de ervilha, qual o peso da caixa em quilogramas?
D) Se uma pizza possui massa de 500 g e a dividimos em 8 partes iguais, quanto cada parte possui em mg?

2) TRANSFORME EM METROS:
1. 7 Km = ____________
2. 3,4 Km = __________
3. 4 dam = ___________
4. 380 mm = _________
5. 59,4 cm = __________
6. 70 cm = ___________
7. 73 dm = ___________
8. 154 cm = __________
9. 150.000 cm = _________
10. 2,3 cm = ___________

3) TRANSFORME NA UNIDADE QUE SE PEDE:
a. 12g em Kg =_______________
b. 0,3 Kg em g = _____________
c. 1,8 Kg em g = _____________
d. 4000g em Kg = ____________
e. 3750 g em Kg = ___________
f. 0,5 T em Kg = _____________
g. 3T em Kg = _______________
h. 4500Kg em T = ______________

Profª Marianne                                                                        2TA
Referente às aulas da semana de: 11 a 15/05/2020
Atenção:
*As respostas das atividades deverão ser registradas no caderno
*Acesse os links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email ou whatsapp
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios para correção:  vegnersmarianne@gmail.com
Data de entrega das atividades até 21/05/2020

TERMOLOGIA
CALOR

FONTES DE CALOR
As fontes de calor podem ser naturais, como o Sol e os vulcões, ou artificiais, como as velas, as lâmpadas, o ferro de passar roupa e o chuveiro elétrico.
Alguns corpos, como os metálicos, são bons condutores de calor. Outros como os de madeira, vidro, borracha e isopor, não conduzem bem o calor. Embora sejam bons condutores de calor, os diversos tipos de metal (ferro, prata, chumbo etc.) não realizam essa condução igualmente.

PROPAGAÇÃO DO CALOR
Como você sabe a transmissão do calor de um corpo mais quente para outro mais frio se dá até que seja atingida uma temperatura de equilíbrio. Essa propagação do calor pode ser por condução, convecção ou irradiação.
Propagação por condução
Se colocarmos a extremidade de um objeto metálico comprido no fogo, em pouco tempo a outra extremidade também estará quente. O mesmo acontece introduzindo uma pequena colher de metal numa xícara de líquido quente. Esse fenômeno ocorre porque as vibrações das moléculas se transmitem para as moléculas vizinhas. Não ocorre, no entanto, deslocamento dessas moléculas.
Na condução, portanto, o calor se propaga de molécula para molécula. Esta é uma forma de transmissão do calor característica dos sólidos, embora ocorra, menos intensamente, também nos líquidos e gases.
Os líquidos e gases não conduzem bem o calor, com exceção do mercúrio e do hidrogênio.
Propagação por convecção
Se colocarmos serragem na água contida num balão de vidro (recipiente muito usado em laboratório) e o levarmos ao fogo, veremos a serragem subir e descer incessantemente. Isso significa que a água sobe, ao ser aquecida, e desce quando esfria, formando assim as chamadas correntes de convecção. A propagação por convecção produzida pelo deslocamento de moléculas é característica dos líquidos e gases.
 As correntes de convecção são usadas no aquecimento de casas, nos aparelhos de ar condicionado, nos radiadores de automóveis, sendo responsáveis também pelo vôo de planadores e asas-delta.
Propagação por irradiação
Da mesma forma que a luz, o calor do Sol chega à Terra depois de atravessar uma grande extensão de vácuo. Essa energia térmica, também chamada energia radiante, se propaga pela irradiação. Outro exemplo desse tipo de irradiação: quando aquecemos as mãos diante de uma fogueira, a maior parte do calor nos é transmitida por irradiação, uma vez que a condução do calor pelo ar é pequena e a convecção tende a carregar o ar quente para cima.

ABSORÇÃO E EMISSÃO DE CALOR
A chama de uma vela, além de emitir luz, emite também energia térmica: o calor luminoso. Já a água fervente emite calor, mas não luz: é o chamado calor obscuro, produzido por uma fonte quente mas não luminosa e que também se propaga por irradiação.
 Sol ou uma lâmpada acesa produzem calor luminoso, enquanto um ferro de passar roupa, quando normalmente aquecido, produz calor obscuro.
Certas substâncias deixam passar o calor luminoso, mas impedem a passagem do calor obscuro. O vidro é um exemplo. Essa propriedade do vidro é usada na construção de estufas destinadas à conservação do calor, como as que guardam certas plantas sensíveis à temperatura.
Uma estufa consiste num compartimento de paredes e telhado de vidro, que deixam passar o calor luminoso do Sol para dentro do ambiente durante o dia. A noite, a estufa impede que o calor obscuro obtido de dia se perca, mantendo as plantas aquecidas em seu interior.
Quando um corpo é aquecido ele absorve uma parte do calor e reflete outra. Os corpos que absorvem bem o calor são também os que melhor o emitem. Os corpos escuros são os que mais absorvem e emitem calor (a fuligem, por exemplo, absorve 97% do calor recebido). Já com os corpos claros ou brilhantes ocorre o contrário (a prata polida, por exemplo, absorve apenas 6% do calor recebido). É por isso que no verão devemos usar roupas claras, pois elas absorvem menos calor. No inverno, a preferência deve ser por roupas escuras, pois são as que mais absorvem calor.

MEDIDA DA QUANTIDADE DE CALOR
A quantidade de calor que passa de um corpo para outro pode ser medida.
A parte da Termologia que se ocupa dessa medição é a Calorimetria. São duas as principais unidades de quantidade de calor:
caloria (cal) — é a quantidade de calor necessária para elevar em 1 ºC a temperatura de 1 g de água, sob pressão normal;
quilocaloria (Kcal) — é a quantidade de calor necessária para elevar em 1 ºC a temperatura de 1 kg de água, sob pressão normal.
Uma quilocaloria é igual a 1 000 calorias, ou seja, 1 Kcal = 1 000 cal.
Obs.: 1 cal = 4,2 J ( joule )

EFEITOS DO CALOR
O calor é responsável tanto pelo aquecimento e pela dilatação dos corpos como pelas mudanças de estado físico das substâncias. Aquecimento, dilatação e mudança de estado físico são os efeitos físicos do calor.
O calor pode também provocar a decomposição e a combinação de substâncias, como ocorre na eletrólise da água e na obtenção do sulfeto de ferro, respectivamente. Essas reações são exemplos de efeitos químicos do calor. Outros efeitos do calor:
·         Efeitos fisiológicos, como as sensações de quente e frio;
·         Efeitos mecânicos, como os observados em máquinas a vapor, locomotivas e navios, que transformam calor em movimento.

EXERCÍCIOS — RESPONDA EM SEU CADERNO

1. Como se classificam as fontes de calor? Dê exemplos.
2. Quais são as três formas de propagação do calor?
3. O que é calorimetria?
4. Cite os principais efeitos do calor


Biologia 


TEMA: Fotossíntese e Respiração
Data:27/04 à 01/05
Professor Leonel: 
fuzza@prof.educacao.sp.gov.br

Todo ser vivo precisa de água e energia. Os animais tiram a energia dos alimentos que comem (e algumas plantas carnívoras, também).
As maioria das plantas porém fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese. Quer dizer, as partes verdes das plantas (que contém clorofila, um pigmento verde) são capazes de fabricar glicose (um tipo de carboidrato) quando devidamente iluminadas.
A partir do gás carbônico do ar e da água que retira do solo, a planta fabrica a glicose, armazenando nesta molécula toda a energia que captura do Sol. A folha, portanto prende a energia da luz do Sol e a armazena na forma de energia química, nas ligações da molécula da glicose. Depois, a partir da glicose e dos sais minerais (principalmente, substâncias contendo nitrogênio, fósforo e potássio) que retira do solo, produz todos os demais materiais que precisa para crescer.
respiração realiza o processo inverso, ao liberar a energia química presa na glicose na presença de oxigênio, produzindo água e gás carbônico e liberando energia para que os animais possam se manter vivos e realizar seus movimentos.
ATIVIDADES:

1-Considere o esquema abaixo , e com base no texto,explique como ocorre o processo em destaque




TEMA: Fotossíntese e Respiração
Data: 04 à 08/05

1-Sobre o processo de reprodução dos seres vivos, considere a imagem abaixo e explique os tipos de reprodução que estão em destaque.
fuzza@prof.educacao.sp.gov.br



OBS: Os organismos citados respectivamente são: Lobo-Guará; Tigre; Ameba e Araucária.


Professor Leonel
TEMA: Citologia (estudo da célula)
Data:18 à 22/05


Obs: Entregar até 22/05.
1-Explique a diferença entre célula eucariótica e célula procariótica.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Escreva a relação entre o cloroplasto e a fotossíntese nos organismos clorofilados.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Escreva qual é o tipo de divisão celular responsável pela produção das células somáticas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________


Sociologia 




Filosofia 


(Atividade - 01)



Realizar as atividades do Caderno dos Alunos (SP FAZ ESCOLA) que posteriormente serão entregues ao professor(a).

a-) Leitura e realização das atividades do tema: “Introdução à ética”. pp. 64 -66.

b-) Leitura e realização das atividades: “Autonomia e Liberdade”. Pp. 66- 70



(Atividade - 02)

O aluno deverá acessar a seguinte página (Filosofia e Linguagem): https://www.facebook.com/groups/305973712937738/?epa=SEARCH_BOX onde serão postadas atividades complementares propostas pelos professores administradores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário