3º Termo - EJA

Língua Portuguesa


E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA                                             3º TB
Referente às aulas da semana de:
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse aos links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu e-mail.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios para correção: robertinhotaboado@hotmail.com
Data de entrega das atividades até

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de fixação – A língua em foco – modos e tempos verbais e formas nominais.
1) Complete as orações com uma das formas nominais dos verbos entre parênteses:
a – Beatriz vive _______ que me admira bastante (dizer).
b – Se você tivesse _______ a pesquisa, não teríamos obtido nota baixa. (fazer)
c – Irei _____ o possível para comparecer à reunião. (fazer)
d – Está tudo ______, foram eles mesmos os culpados pela depredação do prédio. (comprovar)
e – Está ______ o grande dia em que conheceremos o novo presidente da empresa. (chegar)
f – Está tudo ______, iremos mesmo ao cinema no domingo. (combinar)
g- Não havia mais o que fazer, pois a confiança estava ______. (perder)
h - _____ lá, avise-me, pois ficarei ansiosa por notícias. (chegar)

2) "Depois de ter passado o dia inteiro gastando sola”. A forma simples da locução verbal destacada é:
a ( ) passado
b ( ) tido
c ( ) passar
d ( ) tido passado

3) O particípio verbal está corretamente empregado em:
a (  ) não estaríamos salvados sem a ajuda dos barcos.
b (  ) os garis tinham chego às ruas às dezessete horas.
c (  ) o criminoso foi pego na noite seguinte a do crime.
d (  ) o rapaz já tinha abrido as portas quando chegamos.
e (  ) a faxineira tinha refazido a limpeza da casa toda.

4) Complete com os verbos indicados entre parênteses no presente.
a) Marina____________________ a verdade.(falar)
b) A menina ____________________ no sofá.(sentar)
c) Os Alunos ____________________ no pátio.(brincar)
d) Nós ____________________ a rua.(atravessar)
e) Elas ____________________ os brinquedos. (guardar)

5) Numere as frases de acordo com o tempo do verbo.
(1) presente. (2) pretérito (3) futuro


(  ) Ontem a professora leu uma história.
(  ) Sairei mais cedo amanhã.
(  ) Vocês copiaram o texto.
(  ) Luciana recita uma poesia.
( ) Nós já terminamos o trabalho.
(  ) Os alunos brincarão no pátio.
(  ) O gatinho bebe leite.
( ) A bruxinha jogou água no gato.
( ) Visitaremos a vovó no domingo.



( ) Eu dividi meu chocolate com ele.
(  ) Nós compraremos doces.
(  ) Roberto escorregou.
(  ) Ela partiu ontem
(  ) Eles fazem a prova
(  ) Renata correu para casa
(  ) Adriano pulou o muro
( ) O padeiro vendeu todos os pães.
(  ) Dançarei a noite toda.




Leia a anedota e responda às questões 06 e 07:
                                Os dois amigos.
 Dois amigos apaixonados por futebol combinaram que, quando um deles morresse, voltaria a Terra para falar se lá em cima tinha futebol.
Uma semana depois um deles morreu e, cumprindo com o combinado, voltou e afirmou:
- Eu tenho uma notícia boa e uma má. Qual você quer primeiro?
O outro, animado, respondeu:
- A boa.
O amigo então disse:
- Lá no céu tem futebol sim.
O amigo, feliz da vida, então perguntou:
- E a ruim, qual é?
Ele respondeu:
- Você foi convocado para jogar nesse domingo.

6) Observe os verbos destacados e assinale em que tempo eles estão.
( ) passado ( ) pretérito ( ) futuro

7) Passe a frase abaixo para o presente e para o futuro do pretérito:
“Uma semana depois ele morreu e, cumprindo com o combinado, ele voltou e afirmou”:
Presente:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Futuro do pretérito:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Leia a fábula de Esopo e complete-a com os verbos do quadro, fazendo a concordância verbal.
Adotar / Criar / Virar / Fazer / Ser / Aparecer / Ser / Tratar /        
Pedir / Vir / Engolir / Ficar / Achar / Piscar / Dizer

OS DOIS AMIGUINHOS
Uma vez uma garça ______ um filhote de tigre órfão e ______ o bebê junto com seu próprio filho. Os dois ______ grandes amigos, e todo dia ______ a maior bagunça, sem jamais brigar. Na realidade, _____ as crianças mais boazinhas do mundo. Um dia ________ outra garça que ____ uma encrenqueira; essa garça _____ muito mal o bebê garça e ele _____ socorro, e o tigre ____ correndo: num instante _______ a encrenqueira. Só _____ um ossinho e um punhado de penas para contar a história. O tigre, que tinha sido criado num regime vegetariano, _____ aquela comida diferente uma maravilha. Lambendo os bigodes, ______ o olho e _______:
– Eu te adoro, minha pequena garça!
E zás, lá se foi sua companheira de brincadeiras servir de sobremesa para o piquenique improvisado.
Moral: Nada elimina o que a natureza determina.
                                                                      Do livro: Fábulas de Esopo



E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA                                             3º TB
Referente às aulas da semana de: 04 a 08/05/2020
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse aos links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu e-mail.
* Segue meu e-mail para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios para correção: robertinhotaboado@hotmail.com
Data de entrega das atividades até 15/05/2020 – AULA ZAP (18H00-19H00)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
https://youtu.be/PnRvHAm1w-U Conjunções Coordenativas
https://youtu.be/XOeX8x7o8Jo Conjunções Subordinativas

ALUNO(A) _______________________ Nº _____3TB

Classe Gramatical: Conjunção
Atividades (conjunções)
1) “Arnold enfrentou um grande engarrafamento no trânsito e perdeu o início da reunião”.
As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
(a ) condição. (b ) consequência. (c ) tempo. (d ) oposição.

2)  No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:
(a) explicação      (b) concessão       (c) finalidade      (d) causa  
3) Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, os conectivos dos parênteses, sem alterar o significado delas.
"(Em primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó. (Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a filha também será morena e alta."
a) primeiramente, ademais, além disso, em suma
b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente
c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto
d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte
e) sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito.
4) Sobre as conjunções, é correto afirmar:
a) As conjunções são unidades linguísticas desprovidas de independência, ou seja, não aparecem sozinhas no enunciado porque apenas introduzem a ideia de função gramatical de um elemento.
b) As conjunções são expressões modificadoras do verbo que apresentam uma ideia de circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma oração.
c) As conjunções são palavras que podem ser utilizadas no lugar de um nome, referir-se a ele ou acompanhar o nome com a intenção de qualificá-lo.
d) As conjunções têm por finalidade traduzir nossos estados emotivos. Apresentam independência e podem constituir, por si, verdadeiras orações.
e) As conjunções são unidades da língua que têm por finalidade reunir orações em um mesmo enunciado, classificando-se em conjunções coordenativas e subordinativas.

5) De acordo com o pensamento do garoto, assinale a alternativa incorreta:



a) No balão há duas orações independentes ligadas por uma conjunção coordenativa adversativa.
b) A conjunção que liga as duas orações indica uma oposição.
c) Se substituir a conjunção utilizada por outra, no caso, entretanto mudará o valor semântico.

d) Se substituir a conjunção utilizada por outra, no caso, entretanto não mudará o valor semântico.



E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA                                             3º TB
Referente às aulas da semana de  27 a 29/04/2020
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse aos links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios para correção: -robertinhotaboado@hotmail.com
Data de entrega das atividades até 14/05/2020 – AULA ZAP (18H00-19H00)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALUNO(A) _______________________ Nº _____3TB

Leitura e análise do texto:




1) A quem o texto se dirige?
_______________________________________
2) A expressão “esse problema” se refere a quê?
_______________________________________
3) Qual é a intenção do texto?
_________________________________________
4) O que as frases indicam?
____________________________________________
5) Que formas verbais foram ( verbos) usadas para isso?
_____________________________________________
6) Os comandos são negativos ou afirmativos?
_________________________________________________
Conceituando
As frases que constam na imagem indicam comandos, revelados por meio dos verbos no modo imperativo.
Esse modo é usado na disciplina de Língua Portuguesa para dar conselhos, fazer pedidos, suplicar ou dar ordens. Sua conjugação, que obviamente exclui a primeira pessoa do singular “eu”, parte do presente do indicativo ou do presente do subjuntivo, dividindo-se em duas formas distintas: afirmativa ou negativa.
No imperativo afirmativo, as formas da 2ª pessoa (do singular e do plural) originam-se do presente do indicativo sem o “s” final; as demais são as mesmas do presente do subjuntivo.
No negativo, as formas de todas as pessoas coincidem com as formas do presente do subjuntivo, acrescentando-se a palavra não diante do verbo.

Atividade 2

Preencha o quadro abaixo nos modos e tempos indicados, conjugando o verbo TAMPAR.
Modo Indicativo
Modo Imperativo
Modo Imperativo
Modo Subjuntivo
Presente
Afirmativo
Negativo
Presente
EU tampo
----------------------
-------------------
Que eu tampe

Tu

Tu

Não                      tu

Que tu

Ele

Você

Não                     você

Que ele

Nós

Nós

Não                       nós

Que nós

Vós

Vós

Não                       vós

Que vós
Eles


vocês

Não                   vocês     

Que eles


 ATIVIDADE 3.
Observe o quadro:



a) Identifique as formas verbais do modo imperativo.
b) A quem elas se referem?

Sistematização/ Avaliação
 Produza um cartaz alertando sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Use frases imperativas e inclua uma ilustração.



Escola Estadual Wadih Jorge Maluf Atividade do dia 19 ao dia 25 de maio para o 3TA Professor: AlÊ Brasil Linguagem Formal e Informal e-mail= alexandropaulo@prof.educacao.sp.gov.br

A língua é um organismo dotado de variantes linguísticas na linguagem formal ou padrão e na linguagem informal ou coloquial que possibilitam concluir que a língua não é homogênea, ou seja, uma só. No que tange a língua informal, diversas variantes são encontradas, dentre as responsáveis por esse fenômeno estão as diferenças regionais e o nível social do falante e sua interação com a linguagem verbal. As diferenças regionais caracterizam-se pela fonética particular de cada região, isto é, uma maneira própria de falar do falante, nesse aspecto também pode citar-se o sotaque. Por exemplo, a fala de um caipira difere-se da fala de um falante da zona urbana. Quanto ao nível social do falante, observa-se que um operário, geralmente, não fala do mesmo modo que um advogado. Depreende-se que não existe uma linguagem “certa” ou “errada”, o que existe é uma linguagem mais adequada ao meio em que se está, cabendo ao falante, ser competente linguisticamente, escolher a linguagem formal ou a linguagem informal conforme a situação de comunicação em que está inserido. É importante mencionar que a linguagem formal é uma variante padrão e a ela é atribuído valor social e histórico maior que atribui-se à linguagem informal. O professor Bechara (1999) afirma que “a linguagem é sempre um estar no mundo com os outros, não como um indivíduo em particular, mas como parte do todo social, de uma comunidade”.


A linguagem formal


A linguagem formal pode também ser chamada de linguagem culta ou padrão. Ela é a variante ensinada nas escolas, presente nos manuais de Gramática e documentos oficiais. Todo o tipo de registro formal é feito utilizando a linguagem formal. A linguagem formal deve seguir rigorosamente as regras prescritas pelos manuais de Gramática. Há preocupação com a pronúncia das palavras, que deve ser feita corretamente. A linguagem formal não admite contrações de palavras e nem erros de concordância verbal e de concordância nominal: os plurais não podem ser esquecidos. Essa variante da linguagem é usada em ambientes formais, ou seja, em ambientes onde seja necessário seriedade na comunicação. Alguns desses contextos são entrevista de emprego, pronunciamentos e discursos, relatórios diversos, alguns tipos de textos jornalísticos, redações de vestibulares, salas de aula, reuniões de trabalho, conferências, trabalhos acadêmicos, etc. A linguagem formal é tida como a variante de prestígio e isso pode ser comprovado pelo fato de ela ter sido escolhida como forma de registro de documentos oficiais. Além disso, pessoas que dominam a linguagem formal são privilegiadas em seleções de emprego e também são mais bem vistas pela sociedade. Essa situação deu origem ao conceito de preconceito linguístico.
A linguagem informal

Oposta à linguagem formal, a linguagem informal é utilizada em contextos informais e descontraídos de comunicação. Alguns contextos em que a linguagem informal é usada são conversas com familiares e com amigos, bilhetes, cartas pessoais, mensagens trocadas pela internet ou então pelo celular, etc. A linguagem informal admite praticamente todas as coisas que a linguagem formal proíbe. No registro informal de comunicação são permitidas as contrações de palavras, os equívocos com relação à concordância verbal e nominal, a redução dos plurais, a presença de gírias e também os coloquialismos, que são expressões do tipo “calma aí” e “vamos maneirar”.
É perfeitamente possível que pessoas que dominem a linguagem formal se utilizem da linguagem informal em determinados momentos. Até por que ninguém se comunica formalmente o tempo todo. Entretanto, há pessoas que se utilizam do registro informal devido ao baixo grau de escolaridade e também à falta de acesso ao aprendizado da linguagem formal. Além disso, aprender a linguagem informal é mais fácil por haver, desde cedo, contato com ela. Desde quando as pessoas aprendem a falar e passam a entender o que é dito ao redor delas há o contato e a absorção da linguagem informal.
Atividades sobre linguagem formal e informal (linguagem culta ou coloquial))




b) Essa linguagem atrapalhou no entendimento da música?
c) Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
d) Retire desta música palavras e expressões da linguagem coloquial?

3- Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
a) Falando em público sobre política.
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.
d) Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
e) Numa conversa na praça entre amigos.
f) Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
g) Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i) Uma redação solicitada pelo professor de português.

4- Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas: “E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj? Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir. Vlw, muleq! Jo@o” A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
 b) Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?
 d) Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e) Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f) Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.

Matemática 















Atividades – Professor Vidal (semana de 4 a 8/05)
1)      Determine a distância entre os pontos:
a)       A(4,2) e B( 2,4)
b)      A(-1,3) e B( 3,2)
c)       A(1,-5) e B( -4,0)
d)      A(-7,0) e B( 0,-8)

2)      Calcule o perímetro do triângulo de vértices A, B e C em cada caso:
a)       A(3,2),  B( 6,6) e C(-1,5)
b)      A(3,-1),  B( -6,-1) e C(4,2)
c)       A(5,0),  B( 1,3) e C(1,-2)
d)      A(0,4),  B( 3,0) e C(0,0)

         EXEMPLOS












História 

Profº - Mariana Cavanha                                      3º TERMOS A e B
Referente à semana de: 18 a 22/05/2020
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse os links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios para correção:  maricavanha@gmail.com
Data de entrega das atividades até 25/05/2020
As Mulheres e as Leis Brasileiras através da História
Revivendo um pouco da nossa história através das Constituições que já tivemos, podemos compreender a Luta das mulheres pela Igualdade de Direitos, que foi sendo conquistada pouco a pouco.

Constituição de 1824

"Cidadão" era só homem. A mulher não podia votar, nem ser eleita. Podia trabalhar em empresas privadas, mas não podia ser funcionária pública.


Constituição de 1934

Consagrou, pela primeira vez, o princípio da igualdade entre os sexos;
·         Proíbe diferenças de salários para um mesmo trabalho por motivo de sexo;
·         Proíbe o trabalho de mulheres em indústrias insalubres;
·         Garante assistência médica e sanitária à gestante e descanso antes e depois do parto, através da Previdência Social.
·          
Constituição de 1937

Manteve as conquistas das Constituições anteriores, e acrescentou o direito a voto para as mulheres.

Constituição de 1946

Representou um retrocesso para as mulheres quando elimina a expressão "sem distinção de sexo" quando diz que todos são iguais perante a Lei.

Constituição de 1967

O único avanço no tocante à condição da mulher foi a redução do prazo para a aposentadoria, de 35 para 30 anos.

Constituição de 1969

Não houve alterações com relação aos direitos da mulher.

As principais conquistas da Constituição de 1988

Isonomia:
·         Igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza;
·         Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, seja na vida civil, no trabalho, e na família.
·          
Legalidade:
·         Ninguém pode ser levado a fazer o que não quer, desde que não seja obrigado por Lei.
·          
Direitos Humanos:
·         Proibição de tortura, tratamento desumano ou degradante;
·         Inviolabilidade da intimidade, da vida privada e da casa.
·          
Direitos e deveres individuais e coletivos:
·         Permanência da presidiária com seus filhos durante o período de amamentação;
·         A prática do racismo é definida como crime, sujeito á pena de reclusão, inafiançável e imprescritível.
·          
Direitos Sociais:
·         Educação, saúde, trabalho lazer, segurança, previdência social.
·          
Direitos Trabalhistas:
·         Proibição de diferença de salário, admissão e função, por motivo de sexo;
·         Licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com duração de 120 dias;
·         Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos;
·         Assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento, até 6 anos de idade em creches e pré-escolas.
·          
Direitos das Trabalhadoras Domésticas:
·         Salário mínimo, proibição da redução do salário, 13º salário, folga semanal, férias anuais remuneradas, licença à gestante de 120 dias, licença paternidade, aposentadoria, integração à previdncia Social.

Direitos Políticos:
·         Votar e ser votada.
·          
Seguridade Social:
·         Saúde, Previdência e Assistência Social.
·          
Família:
·         Direitos e deveres referentes à sociedade conjugal passam a ser exercidos igualmente pelo homem e pela mulher;
·         É reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar;
·         A família pode ser formada por qualquer dos pais e seus filhos;
·         O prazo do divórcio diminui para 1 (um) ano, em caso de separação judicial; e para 2 (dois) anos, em caso de separação de fato;
·         O Estado criará mecanismos para coibir a violência familiar.
·          
Direito à propriedade:
·         A mulher passa a ter direito ao título de domínio e à concessão de uso da terra, independente de seu estado civil, tanto na área urbana como rural.

RESPONDA:
1)
Maria da Penha
Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa

Da dona “Maria da Penha”
Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a banca
De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal, é bom e eu gosto
[…]
Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde
[…]
Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da “Maria da Penha”
ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.
A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)
a) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.
b) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.
c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.
d) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.
e) ingestão excessiva de álcool pelos homens
2)
A respeito da relação entre o papel social da mulher e o mercado de trabalho, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:
a) O salário da mulher ainda é proporcionalmente menor do que o dos homens na atualidade, fator que fica ainda mais crítico quando nos referimos às mulheres negras.
b) O número de mulheres que ocupam cargos de nível superior e chefia nas empresas supera o de homens, que se tornaram minoria nesses níveis hierárquicos privilegiados.
c) Apesar de uma maior presença no mercado de trabalho, ainda há uma desigualdade no que se refere aos diferentes gêneros.
d) A mulher ainda procura conciliar as responsabilidades relacionadas com a sua atividade profissional e as tarefas familiares e domésticas.
e) Esteriótipos que distanciam a mulher de características ditas como masculinas, tais como objetividade, dureza para tomar decisões e frieza racional, são frequentemente usados como justificativa para a não contratação de mulheres para determinados cargos e promoção para níveis hierárquicos superiores.

3)
Em 1991, a renda média das brasileiras correspondia a 63% do rendimento masculino. Em 2000, chegou a 71%. As conquistas comprovam dedicação, mas também necessidade. As pesquisas revelam que quase 30% delas apresentam em seus currículos mais de dez anos de escolaridade, contra 20% dos profissionais masculinos.
PROBST, Elisiana Renata. “A evolução da mulher no mercado de trabalho”. Revista do Instituto Catarinense de Pós Graduação. Disponível em: <www.icpg.com.br>. Acesso em: 4 abr. 2014
Tendo em vista o texto e o implícito no discurso iconográfico, percebe-se
a) as diferenças na valorização da força de trabalho entre os gêneros e a ampliação das demandas das mulheres na luta pelo reconhecimento social.
b) a queda da taxa de fecundidade, elevando a renda feminina, e os tabus da adequação a padrões de beleza vigentes.
c) a alteração do perfil das trabalhadoras que se tornam mais velhas, casadas e mães e a participação das mulheres no movimento feminista.
d) a classificação do trabalho doméstico contabilizado como atividade econômica e a continuidade de modelos familiares tradicionais.
e) as diferenças da jornada de trabalho entre os gêneros e a influência da mídia estabelecendo um padrão de corpo feminino.


Profº - Mariana Cavanha                                      3º TERMOS A e B
Referente à semana de: 11 a 15/05/2020
Atenção:
*Todo conteúdo deverá ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso)
*Acesse os links sugeridos para obter melhor desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios para correção:  maricavanha@gmail.com
Data de entrega das atividades até 21/05/2020


CULTURA AFRO BRASILEIRA
A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico. A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo.
Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada em virtude da migração dos escravos.
Os bantos, nagôs e jejes no Brasil colonial criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás, praticada atualmente em todo o território. Largamente distribuída também é a umbanda, uma religião sincrética que mistura elementos africanos com o catolicismo e o espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com os orixás.
A influência da cultura africana é também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o caruru e o acarajé.
Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe,samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial.

Responda:

1)     Através do contato e interação com outros povos de matriz africana no território brasileiro, é possível afirmar que os escravos foram os responsáveis pela formação da cultura afro-brasileira? Explique


2)   Quais aspectos culturais afro brasileiros você tem em sua vivência particular? Você acredita que a sociedade brasileira tem consciência plena de suas heranças culturais africanas?




Geografia

Geografia/ Professor Marcio/ Temas Transversais 
Fazer a leitura do texto, assistir os vídeos e produzir um texto com no mínimo 15 linhas para explicar o que é o fenômeno dos rios voadores e sua importância para o nosso país.
ENVIAR SOMENTE A ATIVIDADE COM NOME, NÚMERO E SALA PARA O SEGUINTE EMAIL: batistao@prof.educacao.sp.gov.br
ENVIAR ATÉ SEGUNDA FEIRA 26/05/2020

FENÔMENO DOS RIOS VOADORES
Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Essa umidade, nas condições meteorológicas propícias como uma frente fria vinda do sul, por exemplo, se transforma em chuva. É essa ação de transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas que recebe o nome de rios voadores – um termo que descreve perfeitamente, mas em termos poéticos, um fenômeno real que tem um impacto significante em nossas vidas.
A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico e carregada pelos ventos alíseos. Ao seguir terra adentro, a umidade cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade, que continua sendo transportada rumo ao oeste para cair novamente como chuva mais adiante. Propelidos em direção ao oeste, os rios voadores (massas de ar) recarregados de umidade – boa parte dela proveniente da evapotranspiração da floresta – encontram a barreira natural formada pela Cordilheira dos Andes. Eles se precipitam parcialmente nas encostas leste da cadeia de montanhas, formando as cabeceiras dos rios amazônicos. Porém, barrados pelo paredão de 4.000 metros de altura, os rios voadores, ainda transportando vapor de água, fazem a curva e partem em direção ao sul, rumo às regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e aos países vizinhos.
É assim que o regime de chuva e o clima do Brasil se deve muito a um acidente geográfico localizado fora do país! A chuva, claro, é de suma importância para nossa vida, nosso bem-estar e para a economia do país. Ela irriga as lavouras, enche os rios terrestres e as represas que fornecem nossa energia.
Por incrível que pareça, a quantidade de vapor de água evaporada pelas árvores da floresta amazônica pode ter a mesma ordem de grandeza, ou mais, que a vazão do rio Amazonas (200.000 m3/s), tudo isso graças aos serviços prestados da floresta.
Estudos promovidos pelo INPA já mostraram que uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água, em forma de vapor, em um único dia – ou seja, mais que o dobro da água que um brasileiro usa diariamente! Uma árvore maior, com copa de 20 metros de diâmetro, por exemplo, pode evapotranspirar bem mais de 1.000 litros por dia. Estima-se que haja 600 bilhões de árvores na Amazônia: imagine então quanta água a floresta toda está bombeando a cada 24 horas!
Todas as previsões indicam alterações importantes no clima da América do Sul em decorrência da substituição de florestas por agricultura ou pastos. Ao avançar cada vez mais por dentro da floresta, o agronegócio pode dar um tiro no próprio pé com a eventual perda de chuva imprescindível para as plantações.
O Brasil tem uma posição privilegiada no que diz respeito aos recursos hídricos. Porém, com o aquecimento global e as mudanças climáticas que ameaçam alterar regimes de chuva em escala mundial, é hora de analisarmos melhor os serviços ambientais prestados pela floresta amazônica antes que seja tarde demais.

Obs. O termo “rios voadores” foi popularizada pelo prof. José Marengo do CPTEC.

Links de sites relacionados ao tema.
CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos: www.cptec.inpe.br
INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: www.inpe.br
INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia: www.inpa.gov.br
LBA – Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia : lba.inpa.gov.br/lba/
IMAZON – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia: www.imazon.org.

Videos:
 -Vídeos 1: Falta d'água e Rios Voadores

 - Vídeo 2: Globo Ecologia_Rios voadores

-Vídeo 3: Entenda o que é "Rio Voador" e o papel da floresta Amazônica

Arte

Inglês


Professor: Edite Gomes de Lima
Semana de 27 de abril a 30 de abril /2020



Série(s): 3TA



ATIVIDADE 4: Preencha o quadro abaixo com os Articles, seguindo a ordem o texto.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16





·        Registre em seu caderno e envie as repostas das duas questões acima, através do email: editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·        Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível entrarei em contato.
Att. Prof: Edite.


Professor: Edite Gomes de Lima

Semana de 04 de abril a 08 de Maio /2020


Série(s): 3TA



In The Name Of Love (feat. Bebe Rexha) - Martin Garrix


1.Ouça a canção e complete as lacunas com os pronomes pessoais (personal pronouns) que estão nos corações ao lado.



 If ___ told ___ this was only gonna hurt                                     

If ___ warn ___ that the fire's gonna burn

Would ___ walk in? Would ___ let me do ___ first?

Do ___ all in the name of love                                                                        

Would ___ let me lead ___ even when you're blind

In the darkness, in the middle of the night

In the silence, when there's no one by your side

Would ___ call in the name of love

In the name of love, name of love ( 8 x)

In the name of love, name of love

If ___ told you ___ could bathe in all the lights
Would ___ rise up, come and meet me in the sky?
Would you trust me when you're jumping from the heights?
Would ___ fall in the name of love?

2.Analise as palavras entre parênteses e grife aquela que aparece na letra da canção.

When there's madness, when there's poison in your( head/bread)
When the sadness leaves you broken in your (bed/pet)
I will (hold/told) you in the depths of your despair
And it's all in the (name/same) of love
In the name of love, name of love ( 8 x)
I wanna testify
Scream in the holy (light/night)
You bring me back to( life/lie)
And it's all in the name of love
I wanna testify
Scream in the holy light
You bring me back to life
And it's all in the name of love
In the name of love, name of love ( 8 x)
https://www.letras.mus.br/martin-garrix/name-
of-love/traducao.html

3.No verso: “When there's madness…” o verbo destacado está:

a.no plural
b.no singular

4.Analise:” When there's madness, when there's poison in your head…” Podemos observar a ocorrência do there to be duas vezes acima, indicando que esta oração está na forma:

a.afirmativa
b.negativa
c.interrogativa

5.Traduza o título da canção. Se possível utilize um dicionário.
________________________________________________________________

6.O tema tratado na canção é sobre:

a.um amor impossível.
b.as loucuras que uma pessoa poderia realizar em nome do amor.

7.Analise os versos abaixo, em seguida, encontre a tradução adequada para cada um deles.

A.“Do it all in the name of love…”

(   ) Você apelaria em nome do amor?
B.” Would you call in the name of love?…”

(   ) No escuro, no meio da noite.
C.” In the darkness, in the middle of the night…”
(   ) Você cairia em nome do amor?
D.” Would you fall in the name of love?

(   )Fazer tudo em nome do amor...
E.” When there's madness, when there's poison in your head…”
(   ) E é tudo em nome do amor.
F.” And it's all in the name of love…”
(  ) Quando há loucura, quando há veneno em sua cabeça.

8.  And you? What would you do in the name of love? Responda em português.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·        Registre em seu caderno e envie as repostas das duas questões acima, através do email: editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·        Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível entrarei em contato.
Att. Prof: Edite.



Professor: Edite Gomes de Lima
Semana de 11 de Maio a 15 de Maio /2020
Série(s): 3 TA


Hear Me Now (feat. Zeeba, Bruno Martini)


If you get to hear me now

If you get to hear me now

I know you'll get stronger

When you get older, oh

Just don't shrug your shoulders

When you get older, oh

Things aren't easy

So just believe me now

If you don't keep it cool now

You'll never make a sound

All the lights will guide the way

If you get to hear me now

All the fears will fade away

If you get to hear me now

If you get to hear me now

If you get to hear me now

Leave excuses aside

Speak out your mind now

Don't let in slide

You're not always right no

And things aren't easy
So just believe me now
Don't learn the hard way
Just let me show you how
All the lights will guide the way
If you get to hear me now
All the fears will fade away
If you get to hear me now
If you get to hear me now(…)


https://www.vagalume.com.br/alok/hear-me-now-
feat-zeeba-bruno-martini-traducao.html

Após ouvir a canção responda às questões abaixo:

1.De acordo com a canção:

A.Uma tradução possível para o título da canção seria:

a.Me ouça agora.
b.Se você me ouvir agora.
c.Quero que você me ouça.
d.Preciso que você me ouça.

B.O eu lírico quer que seu interlocutor o ouça,  porque:

a.Se ele  o ouvir agora irá ficar mais forte.
b.Se ele o ouvir agora vai ficar mais inteligente.
c.Se ele o ouvir vai ficar mais experiente.
d.Se ele o ouvir vai compreender melhor a vida.

C. O que o eu lírico não quer que seu interlocutor faça quando ficar mais velho?

a.O eu lírico não quer que o rapaz encolha os braços.
b. O eu lírico não quer que o rapaz encolha os ombros.
d. O eu lírico não quer que o rapaz empine o nariz.
c. O eu lírico não quer que o rapaz seja esnobe.

D.Por que o eu lírico quer que seu interlocutor acredite nele?

a.Porque as coisas são difíceis de serem feitas.
b. Porque as coisas precisam ser compreendidas.
c. Porque as coisas não são fáceis.
d. Porque a vida é dura.

E. O que irá acontecer com o interlocutor se ele acreditar no eu lírico?

a.Todas as luzes se apagarão.
b.Todos os medos dele  irão desaparecer.
c.Muita coisa boa irá acontecer.
d.Ele irá viver melhor.

F. O eu lírico aconselha o seu interlocutor a:

a.Deixar as desculpas de lado e a  falar alto a opinião dele  agora.
b.Apenas a deixar as culpas de lado.
c.Apenas falar alto a opinião dele.
d.Apenas ouvir o que ele tem a dizer.

2.Ao ouvir os conselhos dos seus pais “All the lights will guide the way and All the fears will fade away”. Você concorda com essas afirmações? Comente.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

·        Registre em seu caderno e envie as repostas das duas questões acima, através do email: editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·        Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível entrarei em contato.
Att. Prof: Edite.

Edite - de 18 a 22 de maio





Agora vejamos o quanto você consegue compreender do texto de cunho turístico a seguir.

ATIVIDADE 1 - Reading

TOURIST ATTRACTION
As a tourist city Foz do Iguaçu received about 1.642.093 people just in 2015 from 172 countries, 6% more than 2014. When 2016 started we had 39.495 people just for the 4 days of New Year’s Holiday. It is located west of State of Paraná in a privileged region on the triple border between Brazil, Paraguay and Argentina. It is an amazing travel destination thanks to a various kinds of family attractions, business, shopping or adventure.

 Fonte: Baseado no texto original disponível em: http://www.visitefoz.com.br/en/attractions/attractionsin-iguazu/ Acesso em: 05 de set,2016.

ATIVIDADE 1.1
-Siga as instruções para separar e entender as palavras do texto.
a. Qual é o tema do texto?


b. Procure traduzir o texto sem a ajuda do dicionário.


c. Observe sua tradução e veja se está de acordo com o tema.


d. Anote o número de palavras que você acertou.


e. Qual a nota que você daria a seu desempenho sem a ajuda do dicionário.
 (5 A 10)


ATIVIDADE 2
-A cidade de Foz do Iguaçu possui placas nas ruas com indicações em inglês que servem para direcionar os turistas que a visitam. Escreva o significado das palavras que são usadas nestas indicações no quadro abaixo:
Placas
MEANS (SIGNIFICADOS)
Iguassu Falls Park

Itaipu Dam

The Bird Park

The Tree Borders Landmark

Downtown

International Airport

Restaurant

Fast Food

Friendship Bridge

Fraternity Bridge

Customs

Hotel

REFERÊNCIAS:- 1http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_lem_unioeste_stellamarisramos.pdf -2 GRAZZIOTTIN, Joseandra Decimo. Educação de Jovens e Adultos: Alcance EJA: Língua Estrangeira Moderna: Inglês e Espanhol, anos finais do Ensino Fundamental. Curitiba: Positivo, 2013.
·        Registre em seu caderno e envie as repostas das duas questões acima, através do email: editegomes@prof.educacao.sp.gov.br
·        Após o envio das respostas por email, será registrada sua frequência e pontuação.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível entrarei em contato.

Att. Prof: Edite.

Química 




Física 

Professora: Silvia Mara 

1) Defina: 

a) Corrente Elétrica 

b) Tipos de Corrente Elétrica 



2) Complete a tabela com os aparelhos os aparelhos elétricos (Pilha, Ventilador, Televisão, Geladeira, Chuveiro, Secador, Furadeira, Bateria, Chuveiro, Computador, Lâmpada) 

a) Separando cada aparelho por grupo. 

b) Justifique os critérios utilizados na classificação.



Resistores
Motores
Fontes/geradores
Comunicadores
Outros












3) Por que os aparelhos apresentam essas especificações?


4) Que símbolos representam as unidades de corrente, tensão, potência e frequência de cada aparelho?

5) Qual grandeza pode ajudar você na avaliação do consumo de energia elétrica? Por quê?

Circuitos Elétricos 

6) Os circuitos elétricos são ligações de elementos, como geradores, receptores e capacitores, realizadas por meio de fios condutores, permitindo a circulação da corrente elétrica. Defina cada um à sua função.
e) Interruptores

Grandezas Físicas Relacionadas a Eletricidade:

7) Quais são as principais grandezas elétricas? Defina cada uma delas 

Orientação
Primeiro como atividade extra classe é necessário que os alunos pesquisem em suas casas nas placas e manuais dos aparelhos ou selos nos próprios as suas especificações de grandezas relacionadas a eletricidade e anote na tabela.

Um exemplo de alguns aparelhos coletados em casa:
  

8) Por que os aparelhos apresentam essas especificações?

9) O que você acredita que vai ocorrer com o aparelho se as especificações não forem obedecidas? Por quê?

10) Você sabe o que significa cada um dos símbolos? Explique.

11) Que símbolos representam a corrente, a tensão, a potência e a frequência de cada aparelho?

12) Qual grandeza pode ajudar você na avaliação do consumo de energia elétrica? Por quê?

13) Existe um elemento comum, entre aqueles identificados na primeira atividade (Ordenando os aparelhos elétricos, página 4), nos aparelhos que têm potência alta? Qual?

14) Podemos afirmar que os equipamentos de alta potência são os maiores consumidores de energia elétrica? Explique sua resposta.

Verificando e comparando as especificações dos aparelhos

15) Com base nas informações indicadas na etiqueta, identifique a tensão de funcionamento do chuveiro, a potência e a corrente máxima do disjuntor.

16) Qual aparelho consome mais: uma lâmpada de 60 W - 127 V ligada 24 horas ou um chuveiro de 5400 W - 220 V ligado por 15 minutos? Justifique a sua resposta.

17) Em uma lâmpada fluorescente compacta vem escrita as seguintes informações: 25 W; 127 V; 60 Hz; 321 mA. 

Quais as grandezas que estão sendo especificadas?
Equipamentos elétricos - Circuitos elétricos - Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança

18) Quais são os riscos da eletricidade?

19) Quais são as medidas de segurança para evitar choques elétricos?

20) O que é segurança em eletricidade?

21) Quais são os riscos em instalações e serviços com eletricidade?

22) Você já tomou choque? Como foi?

23) Saberia explicar o que é o choque?

24) Quando alguém estiver mexendo na rede elétrica, qual é a melhor precaução a ser tomada para não receber um choque? 

25) O que causa o choque no corpo humano: a corrente elétrica ou a tensão? 


ROTEIRO DE ESTUDOS- ATIVIDADES DE FÍSICA (11/05 a 15/05/2020)
PROESSORA: SILVIA MARA
DISCIPLINA: FÌSICA
SÉRIE: 3º Termo A e B
Conteúdo: Eletrodinâmica

Habilidades: identificar elementos que caracterizam a transformação da energia elétrica; iniciar a discussão das grandezas apresentadas, tais como resistência elétrica, corrente elétrica, tensão, energia e potência elétrica.


Links para estudos:

A História da Eletricidade
Eletricidade
Corrente Elétrica

ORIENTAÇÕES:
·         O aluno terá duas atividades para entregar (Atividade1 e atividade 2)
·         Resolver numa folha colocando a data e enumerando corretamente os exercícios.
·         Baseado no texto elaborar um Trabalho com  CAPA sobre a compreensão “A História da Eletricidade” e “Eletricidade”.
·         Fazer o Mapa Mental: Corrente Elétrica.


ATIVIDADE 1

A História da Eletricidade

Eletricidade



Preparar o Trabalho sobre A história da Eletricidade e Eletricidade.

ATIVIDADE 

Mapa Mental: Corrente Elétrica

Biologia 


Sociologia 

ATIVIDADES DE SOCIOLOGIA 3º ANO - PROFESSORA MARIA ISABEL DA SILVA OLIVEIRA
Teoria da Coesão Social
Para Émile Durkheim, em sua Teoria da Coesão Social, a Sociedade é um todo integrado.
A vida social, estrutura e gera significados para a existência humana.
A liga que nos une ao social é a Consciência Coletiva. E a solidariedade é a comunhão dessa Consciência Coletiva aonde partilhamos o mesmo conjunto de regras de convivência.
O respeito e a obediência a nossa consciência coletiva é que garante um estado de ordem e "harmonia" da sociedade. Sendo assim, a sociedade impõe normas para satisfação das necessidades pelo indivíduo-Instituições de controle social. Quando isso não acontece, vemos uma sociedade sem regras claras, sem valores, sem limites, que leva o ser humano ao desespero e a insegurança nas relações sociais - sociedade em estado de Anomia.
Observando os casos de crimes contra crianças, jovens e adolescentes divulgados pela imprensa... nos perguntamos, qual o papel da educação e seus possíveis obstáculos na construção de uma nova sociedade, aonde o indivíduo se sinta parte de um todo e mais integrado socialmente?

Fatos sociais
Um exemplo simples nos ajuda a entender o conceito de fato social, segundo Durkheim. Se um aluno chegasse à escola vestido com roupa de praia, certamente ficaria numa situação muito desconfortável: os colegas ririam dele, o professor lhe daria uma enorme bronca e provavelmente o diretor o mandaria de volta para pôr uma roupa adequada.
Existe um modo de vestir que é comum, que todos seguem. Isso não é estabelecido pelo indivíduo. Quando ele entrou no grupo, já existia tal norma, e, quando ele sair, a norma provavelmente permanecerá. Quer a pessoa goste, quer não, vê-se obrigada a seguir o costume geral. Se não o seguir, sofrerá uma punição. O modo de vestir é um fato social. São fatos sociais também a língua, o sistema monetário, a religião, as leis e uma infinidade de outros fenômenos do mesmo tipo.
Para Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles são introjetados pelo indivíduo e exercem sobre ele um poder coercitivo. Resumindo, podemos dizer que os fatos sociais têm as seguintes características:

* generalidade – o fato social é comum aos membros de um grupo;

* exterioridade – o fato social é externo ao indivíduo, existe independentemente de sua vontade;

* coercitividade – os indivíduos se sentem obrigados a seguir o comportamento estabelecido.

Em virtude dessas características, para Durkheim os fatos sociais podem ser estudados objetivamente, como “coisas”. Da mesma maneira que a Biologia e a Física estudam os fatos da natureza, a Sociologia pode fazer o mesmo com os fatos sociais. (Pérsio Santos de Oliveira, Introdução à Sociologia, São Paulo, Ática, 2000, p. 13.)

Durkheim distingue três características dos fatos sociais. A primeira é a coerção social, isto é, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Essa força se manifesta quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis.
O grau de coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser legais ou espontâneas. Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente. Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence.
A educação desempenha, segundo Durkheim, uma importante tarefa na conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas e transformadas em hábitos.
A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, são exteriores aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nascimento das pessoas e são a elas impostos por mecanismos de coerção social, como a educação. Portanto, os fatos sociais são, ao mesmo tempo, coercitivos e dotados de existência exterior às consciências individuais.
A terceira característica é a generalidade. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles. Por essa generalidade, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral.

Outros conceitos:
“Fato social é toda maneira de agir, pensar e sentir - quer dos espíritos livres, quer dos espíritos encarnados, induzida por um poder de coerção exterior a eles, exercido pela consciência coletiva formada pela síntese das consciências individuais dessas entidades espirituais locadas nos dois planos de vida e em permanente comunhão (Fil. Soc. Esp. – Ney Lobo – p. 38 FEB)”.
“Todo fato social é um fato histórico. Segue-se daí que a história e a sociologia estudam os mesmos fenômenos e que, se cada uma delas captura um aspecto real, a imagem que ela dele nos dá, não poderia ser senão parcial, à medida que não for completada pelas contribuições da outra (Ciências Humanas e Filosofia – Lucien Goldmann – p.17 - Européia do Livro – 1967)”.
“Além de objetivo e específico, o fato social tem de ser coletivo e geral. É um fenômeno de grupo como grupo. Além disso, certos pensadores acentuaram outros aspectos. Um deles é a transcendência, isto é, o fato social deve ser exterior e superior aos indivíduos, deve transcender ao indivíduo. Resta-nos mencionar dois outros aspectos do fato social: a coação e a repetição (Introdução aos Estudos Sociais – Irene Mello Carvalho – 9ª ed. – Fund. Getúlio Vargas)”.
Atividade para responder no caderno
1) O que é fato social?
2) O que é coerção social?
3) Qual o significado de anomia?
4) O aprendizado é uma das formas que o homem desenvolveu para transmitir a cultura de uma geração à outra. Faça um relato baseado em sua experiência pessoal que ilustre essa afirmação?
5) O que você entende pela frase: ”O que caracteriza o homem é a riqueza e sutileza, a variedade e a versatilidade de sua natureza”, de Ernest Cassirer?
6) Afirmamos que, apesar de o comportamento humano tender à ritualização e à padronização, existe sempre a possibilidade de mudança. Você concorda com essa afirmação? Argumente?










 Filosofia 

ATIVIDADES DE FILOSOFIA 3ºTA e 3TB  - PROFESSORA MARIA ISABEL DA SILVA OLIVEIRA 

A felicidade e as escolhas - Mary Alvarenga - Centro de Ensino Urbano Rocha

As diferentes posições sobre a felicidade e como ser feliz em meio às escolhas?

Em nosso cotidiano, ouvimos falar constantemente sobre o tema da felicidade. Muitas pessoas afirmam que desejam ser felizes, que querem alcançar a felicidade, ou que estão infelizes. Isso nos leva a refletir sobre as seguintes questões: a felicidade é um conceito objetivo ou subjetivo? Existe "a" felicidade ou cada um tem seu conceito sobre o que é ser feliz? Frente a estas dúvidas, a tendência é tentar negar a existência da felicidade. Perigosa tentação, pois às vezes é mais fácil negar a felicidade do que aceitar que ela existe e reconhecer que não a possuímos... Estamos frente a uma situação limite... pouco discutida e que quase não é refletida em nosso cotidiano corrido... Você já parou para pensar sobre o que é a felicidade? Você já se perguntou um dia por que todo mundo a deseja ou acredita na sua existência?
Desde a Grécia Antiga os filósofos já se ocupavam sobre a questão da felicidade. Em especial, um grande filósofo chamado Aristóteles já postulava importantes considerações sobre esse tema. Segundo ele, todas as coisas que existem tendem para um fim. O homem, por sua vez, também existe para uma finalidade: “ser feliz”. Nesse sentido, Aristóteles constata que existe um grande consenso entre os homens: “todos querem ser felizes”; mas também há um grande descenso entre eles: “O que é a Felicidade?”. Como o próprio autor afirma em sua obra Ética a Nicômaco: “Todos estão de acordo e dizem ser o fim do homem a felicidade e identificam o bem viver e o bem agir com o ser feliz. Diferem, porém, quanto ao que seja a felicidade, o homem limitado não a concebe da mesma forma que o sábio”. Sendo assim, nem todos os homens compreendem a felicidade de maneira semelhante. 
Para resolver esse dilema, Aristóteles afirma que o homem verdadeiramente feliz é aquele que age segundo sua própria natureza, isto é, que age racionalmente e visa ser virtuoso, visto que para esse filósofo grego, a essência do homem é sua razão, pois todos tendem ao saber. Mas qual é de fato a nossa natureza? Muitos dizem que somos seres essencialmente bons, outros dizem que somos naturalmente maus e egoístas. Mas podemos acreditar também que somos seres inacabados... incompletos... que ao invés de nascerem com uma essência pré-estabelecida, buscam construir esta suposta essência na própria existência, na vida real, no cotidiano. Assim sendo, podemos ser tanto anjos como demônios. Nossa natureza depende de nossas escolhas, e devido a isso, nossa felicidade também dependerá delas.
É o que afirma o filósofo francês Jean-Paul Sarte em sua obra “O Existencialismo é um Humanismo” : “Se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço é o de pôr todo homem no domínio que ele é, de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens”. Dessa maneira, eliminando uma natureza pré-definida que nos dirá o que é ser feliz, podemos analisar uma outra perspectiva sobre o tema, afirmando que a felicidade se encontra na forma como fazemos nossas escolhas, ou seja, encarando a vida da maneira como ela realmente se apresenta, vivendo-a intensamente com responsabilidade. 
Ora, encarar a vida tal como ela se apresenta não é tarefa fácil. Somos seres jogados na existência e estamos condenados a fazer escolhas. Cada possibilidade de existência assumida significa a renúncia de outro modo de vida. Dessa maneira, podemos acertar ou errar, ganhar ou perder. Tudo depende de nossas escolhas. A angústia é a disposição emocional que nos acompanha neste drama da existência. Como então ser feliz em uma realidade tão dura como essa? 
A felicidade não é uma disposição emocional. Ser feliz não é estar sempre alegre. O sofrimento e a angústia também fazem parte da vida e da própria felicidade. Se tudo na vida fosse só alegria, as pessoas não dariam real valor a felicidade... Às vezes, é preciso chorar para sabermos o quanto é bom sorrir... é preciso sentir saudades para saber o quanto gostamos de alguém... Às vezes, quando temos tudo, nada parece ter valor. A vida é constante movimento, ela é um antes, um durante e um depois. Por isso, devemos viver o momento, sem deixar de olhar para nosso passado e nos projetar para o futuro. Os momentos difíceis são parte integrante da vida e deles não podemos escapar. No entanto, estes momentos são necessários para que possamos valorizar os acontecimentos felizes e encontrarmos a felicidade. É partindo desse ponto de vista, que o filósofo Karl Jaspers ressalta: "Os problemas e conflitos podem ser a fonte de uma derrota, uma limitação para a nossa potencialidade, mas também podem dar lugar a uma maior compreensão da vida e o nascimento de uma unidade que se fortalece com o tempo." 
Frente a estes pontos de vista, esse artigo chega a conclusão de que a felicidade não deve ser entendida como um objetivo ditado por uma essência pré-definida existente no homem, ou como um sentimento. A felicidade pode ser entendida como a própria vida sendo vivida de maneira intensa e responsável nas próprias escolhas do dia-a-dia, seja nas alegrias ou nos sofrimentos, buscando sempre tirar um aprendizado para aquilo que ocorre conosco. Como afirma Erich Fromm: “buscar a felicidade é como caçar borboletas: quanto mais você tenta, mais ela foge. No entanto, se você deixar a borboleta voar e se preocupar com outras coisas, ela pode até pousar em seus ombros”. Arnin Braga 

Responda no caderno 

1- Quais são os principais problemas filosóficos levantados logo ao início do texto a respeito do tema da felicidade?
2- Desde que período os filósofos tratam do tema da felicidade e o qual o principal filósofo a abordar este tema?
3- O que Aristóteles afirmava em relação à finalidade última do homem?
4- Qual a principal divergência entre os homens quando o assunto é a busca pela felicidade?
5- O que Aristóteles afirma em relação ao homem verdadeiramente feliz?
6- Para Aristóteles qual a essência do homem?
7- O que o texto afirma em relação à natureza humana?
8- O que o filósofo Sartre afirma sobre a responsabilidade?

Um comentário:

  1. O de filosofia, não temos nenhum livro para estar realizando a atividade, como realizaremos?

    ResponderExcluir