Língua Portuguesa
E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA 3º
TB
Referente às aulas da semana de:
Atenção:
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desempenho nas atividades.
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dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu e-mail.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios
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Data de entrega das atividades até
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Atividades de fixação – A
língua em foco – modos e tempos verbais e formas nominais.
1)
Complete as orações com uma das formas nominais
dos verbos entre parênteses:
a – Beatriz vive _______ que me admira bastante
(dizer).
b – Se você tivesse _______ a pesquisa, não
teríamos obtido nota baixa. (fazer)
c – Irei _____ o possível para comparecer à
reunião. (fazer)
d – Está tudo ______, foram eles mesmos os
culpados pela depredação do prédio. (comprovar)
e – Está ______ o grande dia em que conheceremos
o novo presidente da empresa. (chegar)
f – Está tudo ______, iremos mesmo ao cinema no
domingo. (combinar)
g- Não havia mais o que fazer, pois a confiança
estava ______. (perder)
h - _____ lá, avise-me, pois ficarei ansiosa por
notícias. (chegar)
2) "Depois de ter
passado o dia inteiro gastando sola”. A forma simples da
locução verbal destacada é:
a ( ) passado
b ( ) tido
c ( ) passar
d ( ) tido passado
3) O particípio verbal está corretamente
empregado em:
a ( ) não
estaríamos salvados sem a ajuda dos barcos.
b ( ) os
garis tinham chego às ruas às dezessete horas.
c ( ) o
criminoso foi pego na noite seguinte a do crime.
d ( ) o
rapaz já tinha abrido as portas quando chegamos.
e ( ) a
faxineira tinha refazido a limpeza da casa toda.
4) Complete com
os verbos indicados entre parênteses no presente.
a) Marina____________________ a verdade.(falar)
b) A menina ____________________ no sofá.(sentar)
c) Os Alunos ____________________ no
pátio.(brincar)
d) Nós ____________________ a rua.(atravessar)
e) Elas ____________________ os brinquedos. (guardar)
5) Numere as frases de acordo com o tempo do
verbo.
(1) presente. (2) pretérito (3) futuro
( ) Ontem
a professora leu uma história.
( ) Sairei
mais cedo amanhã.
( ) Vocês
copiaram o texto.
( )
Luciana recita uma poesia.
( ) Nós já terminamos o trabalho.
( ) Os
alunos brincarão no pátio.
( ) O
gatinho bebe leite.
( ) A bruxinha jogou água no gato.
( ) Visitaremos a vovó no domingo.
( ) Eu dividi meu chocolate com ele.
( ) Nós compraremos
doces.
( )
Roberto escorregou.
( ) Ela
partiu ontem
( ) Eles
fazem a prova
( ) Renata
correu para casa
( )
Adriano pulou o muro
( ) O padeiro vendeu todos os pães.
( ) Dançarei
a noite toda.
Leia a anedota e responda às questões 06 e 07:
Os dois amigos.
Dois
amigos apaixonados por futebol combinaram que, quando um deles morresse, voltaria a Terra para falar se
lá em cima tinha futebol.
Uma semana depois um deles morreu e, cumprindo com o combinado, voltou e afirmou:
- Eu tenho uma notícia boa e uma má. Qual você
quer primeiro?
O outro, animado, respondeu:
- A boa.
O amigo então disse:
- Lá no céu tem futebol sim.
O amigo, feliz da vida, então perguntou:
- E a ruim, qual é?
Ele respondeu:
- Você foi convocado para jogar nesse domingo.
6) Observe os verbos destacados e assinale em que
tempo eles estão.
( ) passado ( ) pretérito ( ) futuro
7) Passe a frase abaixo para o presente e para o
futuro do pretérito:
“Uma semana depois ele morreu e, cumprindo com o
combinado, ele voltou e afirmou”:
Presente:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Futuro do pretérito:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Leia a fábula de Esopo e complete-a com os
verbos do quadro, fazendo a concordância verbal.
Adotar / Criar / Virar / Fazer / Ser / Aparecer
/ Ser / Tratar /
|
Pedir / Vir / Engolir / Ficar / Achar / Piscar
/ Dizer
|
OS DOIS AMIGUINHOS
Uma vez uma garça ______ um filhote de tigre
órfão e ______ o bebê junto com seu próprio filho. Os dois ______ grandes
amigos, e todo dia ______ a maior bagunça, sem jamais brigar. Na realidade, _____
as crianças mais boazinhas do mundo. Um dia ________ outra garça que ____ uma
encrenqueira; essa garça _____ muito mal o bebê garça e ele _____ socorro, e o
tigre ____ correndo: num instante _______ a encrenqueira. Só _____ um ossinho e
um punhado de penas para contar a história. O tigre, que tinha sido criado num
regime vegetariano, _____ aquela comida diferente uma maravilha. Lambendo os
bigodes, ______ o olho e _______:
– Eu te adoro, minha pequena garça!
E zás, lá se foi sua companheira de brincadeiras
servir de sobremesa para o piquenique improvisado.
Moral: Nada elimina o que a natureza determina.
Do livro: Fábulas de Esopo
E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA 3º
TB
Referente às aulas da semana de: 04 a 08/05/2020
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https://youtu.be/PnRvHAm1w-U
Conjunções Coordenativas
https://youtu.be/XOeX8x7o8Jo
Conjunções Subordinativas
ALUNO(A)
_______________________ Nº _____3TB
Classe Gramatical: Conjunção
Atividades
(conjunções)
1) “Arnold enfrentou um grande
engarrafamento no trânsito e perdeu o início da
reunião”.
As duas orações do período estão unidas pela
conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica
ideia de:
(a ) condição. (b ) consequência. (c ) tempo.
(d ) oposição.
2) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração,
que Cirino acompanhou, embora com
menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:
(a) explicação (b)
concessão (c) finalidade (d) causa
3) Assinale a
alternativa que possa substituir, pela ordem, os conectivos dos parênteses, sem
alterar o significado delas.
"(Em
primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó. (Também)
o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a
filha também será morena e alta."
a) primeiramente, ademais, além disso, em suma
b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente
c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto
d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte
e) sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito.
4) Sobre as conjunções, é correto afirmar:
a) As conjunções são unidades linguísticas desprovidas de
independência, ou seja, não aparecem sozinhas no enunciado porque apenas
introduzem a ideia de função gramatical de um elemento.
b) As conjunções são expressões modificadoras do verbo que apresentam
uma ideia de circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma oração.
c) As conjunções são palavras que podem ser utilizadas no lugar de um
nome, referir-se a ele ou acompanhar o nome com a intenção de qualificá-lo.
d) As conjunções têm por finalidade traduzir nossos estados emotivos.
Apresentam independência e podem constituir, por si, verdadeiras orações.
e) As conjunções são unidades da língua que têm por finalidade reunir
orações em um mesmo enunciado, classificando-se em conjunções coordenativas e
subordinativas.
5) De acordo com o pensamento do garoto, assinale a alternativa
incorreta:
a) No balão há duas orações independentes ligadas por uma conjunção
coordenativa adversativa.
b) A conjunção que liga as duas orações indica uma oposição.
c) Se substituir a conjunção utilizada por outra, no caso, entretanto mudará o valor
semântico.
d) Se substituir a conjunção utilizada por outra, no caso, entretanto não mudará o valor semântico.
E. E. WADIH JORGE MALUF
LÍNGUA PORTUGUESA
Profº - ROBERTO SILVA 3º TB
Referente às aulas da semana de 27 a 29/04/2020
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ALUNO(A) _______________________ Nº _____3TB
Leitura e análise do texto:
1) A quem o texto se dirige?
_______________________________________
2) A expressão “esse problema” se refere a quê?
_______________________________________
3) Qual é a intenção do texto?
_________________________________________
4) O que as frases indicam?
____________________________________________
5) Que formas verbais foram ( verbos) usadas para isso?
_____________________________________________
6) Os comandos são negativos ou afirmativos?
_________________________________________________
Conceituando
As frases que constam na imagem indicam comandos, revelados por meio dos verbos no modo imperativo.
Esse modo é usado na disciplina de Língua Portuguesa para dar conselhos, fazer pedidos, suplicar ou dar ordens. Sua conjugação, que obviamente exclui a primeira pessoa do singular “eu”, parte do presente do indicativo ou do presente do subjuntivo, dividindo-se em duas formas distintas: afirmativa ou negativa.
No imperativo afirmativo, as formas da 2ª pessoa (do singular e do plural) originam-se do presente do indicativo sem o “s” final; as demais são as mesmas do presente do subjuntivo.
No negativo, as formas de todas as pessoas coincidem com as formas do presente do subjuntivo, acrescentando-se a palavra não diante do verbo.
Atividade 2
Preencha o quadro abaixo nos modos e tempos indicados, conjugando o verbo TAMPAR.
Modo Indicativo
|
Modo Imperativo
|
Modo Imperativo
|
Modo Subjuntivo
|
Presente
|
Afirmativo
|
Negativo
|
Presente
|
EU tampo
|
----------------------
|
-------------------
|
Que eu tampe
|
Tu
|
Tu
|
Não tu
|
Que tu
|
Ele
|
Você
|
Não você
|
Que ele
|
Nós
|
Nós
|
Não nós
|
Que nós
|
Vós
|
Vós
|
Não vós
|
Que vós
|
Eles
|
vocês
|
Não vocês
|
Que eles
|
ATIVIDADE 3.
Observe o quadro:
a) Identifique as formas verbais do modo imperativo.
b) A quem elas se referem?
Sistematização/ Avaliação
Produza um cartaz alertando sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Use frases imperativas e inclua uma ilustração.
Escola Estadual Wadih Jorge Maluf Atividade do dia 19 ao dia 25 de
maio para o 3TA Professor: AlÊ Brasil Linguagem Formal e Informal e-mail= alexandropaulo@prof.educacao.sp.gov.br
A língua é um organismo dotado de variantes linguísticas na
linguagem formal ou padrão e na linguagem informal ou coloquial que
possibilitam concluir que a língua não é homogênea, ou seja, uma só. No que
tange a língua informal, diversas variantes são encontradas, dentre as
responsáveis por esse fenômeno estão as diferenças regionais e o nível social
do falante e sua interação com a linguagem verbal. As diferenças regionais
caracterizam-se pela fonética particular de cada região, isto é, uma maneira
própria de falar do falante, nesse aspecto também pode citar-se o sotaque. Por
exemplo, a fala de um caipira difere-se da fala de um falante da zona urbana.
Quanto ao nível social do falante, observa-se que um operário, geralmente, não
fala do mesmo modo que um advogado. Depreende-se que não existe uma linguagem
“certa” ou “errada”, o que existe é uma linguagem mais adequada ao meio em que
se está, cabendo ao falante, ser competente linguisticamente, escolher a linguagem
formal ou a linguagem informal conforme a situação de comunicação em que está
inserido. É importante mencionar que a linguagem formal é uma variante padrão e
a ela é atribuído valor social e histórico maior que atribui-se à linguagem
informal. O professor Bechara (1999) afirma que “a linguagem é sempre um estar
no mundo com os outros, não como um indivíduo em particular, mas como parte do
todo social, de uma comunidade”.
A linguagem formal
A linguagem formal pode também ser chamada de linguagem culta ou
padrão. Ela é a variante ensinada nas escolas, presente nos manuais de
Gramática e documentos oficiais. Todo o tipo de registro formal é feito
utilizando a linguagem formal. A linguagem formal deve seguir rigorosamente as
regras prescritas pelos manuais de Gramática. Há preocupação com a pronúncia
das palavras, que deve ser feita corretamente. A linguagem formal não admite
contrações de palavras e nem erros de concordância verbal e de concordância
nominal: os plurais não podem ser esquecidos. Essa variante da linguagem é
usada em ambientes formais, ou seja, em ambientes onde seja necessário
seriedade na comunicação. Alguns desses contextos são entrevista de emprego,
pronunciamentos e discursos, relatórios diversos, alguns tipos de textos
jornalísticos, redações de vestibulares, salas de aula, reuniões de trabalho,
conferências, trabalhos acadêmicos, etc. A linguagem formal é tida como a
variante de prestígio e isso pode ser comprovado pelo fato de ela ter sido
escolhida como forma de registro de documentos oficiais. Além disso, pessoas
que dominam a linguagem formal são privilegiadas em seleções de emprego e
também são mais bem vistas pela sociedade. Essa situação deu origem ao conceito
de preconceito linguístico.
A linguagem informal
Oposta à linguagem formal, a linguagem informal é utilizada em
contextos informais e descontraídos de comunicação. Alguns contextos em que a
linguagem informal é usada são conversas com familiares e com amigos, bilhetes,
cartas pessoais, mensagens trocadas pela internet ou então pelo celular, etc. A
linguagem informal admite praticamente todas as coisas que a linguagem formal
proíbe. No registro informal de comunicação são permitidas as contrações de
palavras, os equívocos com relação à concordância verbal e nominal, a redução
dos plurais, a presença de gírias e também os coloquialismos, que são
expressões do tipo “calma aí” e “vamos maneirar”.
É perfeitamente possível que pessoas que dominem a linguagem formal
se utilizem da linguagem informal em determinados momentos. Até por que ninguém
se comunica formalmente o tempo todo. Entretanto, há pessoas que se utilizam do
registro informal devido ao baixo grau de escolaridade e também à falta de
acesso ao aprendizado da linguagem formal. Além disso, aprender a linguagem
informal é mais fácil por haver, desde cedo, contato com ela. Desde quando as
pessoas aprendem a falar e passam a entender o que é dito ao redor delas há o
contato e a absorção da linguagem informal.
Atividades sobre linguagem formal e informal (linguagem culta ou
coloquial))
b) Essa linguagem atrapalhou no entendimento da música?
c) Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma
culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
d) Retire desta música palavras e expressões da linguagem coloquial?
3- Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos
usar nas seguintes situações:
a) Falando em público sobre política.
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de
português.
d) Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
e) Numa conversa na praça entre amigos.
f) Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
g) Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar
pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da
sua falta de hoje.
i) Uma redação solicitada pelo professor de português.
4- Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as
perguntas: “E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj? Se for, chama o
kbça tbm q ele disse q keria ir. Vlw, muleq! Jo@o” A linguagem deste texto é
considerada culta ou coloquial?
b) Por que o autor desta
mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?
d) Essa escrita atrapalhou o
seu entendimento do texto?
e) Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f) Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas
gírias.
Matemática
Atividades – Professor Vidal (semana
de 4 a 8/05)
1)
Determine a distância entre os pontos:
a)
A(4,2) e B( 2,4)
b)
A(-1,3) e B( 3,2)
c)
A(1,-5) e B( -4,0)
d)
A(-7,0) e B( 0,-8)
2)
Calcule o perímetro do triângulo de vértices A,
B e C em cada caso:
a)
A(3,2), B( 6,6) e C(-1,5)
b)
A(3,-1),
B( -6,-1) e C(4,2)
c)
A(5,0),
B( 1,3) e C(1,-2)
d)
A(0,4),
B( 3,0) e C(0,0)
EXEMPLOS
História
Profº -
Mariana Cavanha 3º TERMOS
A e B
Referente à semana de: 18 a 22/05/2020
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Data de entrega das atividades até 25/05/2020
As Mulheres e as Leis
Brasileiras através da História
Revivendo um pouco
da nossa história através das Constituições que já tivemos, podemos compreender
a Luta das mulheres pela Igualdade de Direitos, que foi sendo conquistada pouco
a pouco.
Constituição
de 1824
"Cidadão" era só homem. A mulher não podia votar, nem ser eleita.
Podia trabalhar em empresas privadas, mas não podia ser funcionária pública.
Constituição de 1934
Consagrou, pela primeira vez, o princípio da igualdade entre os sexos;
·
Proíbe
diferenças de salários para um mesmo trabalho por motivo de sexo;
·
Proíbe o
trabalho de mulheres em indústrias insalubres;
·
Garante
assistência médica e sanitária à gestante e descanso antes e depois do parto,
através da Previdência Social.
·
Constituição
de 1937
Manteve as conquistas das Constituições anteriores, e acrescentou o direito a
voto para as mulheres.
Constituição de 1946
Representou um retrocesso para as mulheres quando elimina a expressão
"sem distinção de sexo" quando diz que todos são iguais perante a
Lei.
Constituição de 1967
O único avanço no tocante à condição da mulher foi a redução do prazo para a
aposentadoria, de 35 para 30 anos.
Constituição de 1969
Não houve alterações com relação aos direitos da mulher.
As principais conquistas da Constituição de 1988
Isonomia:
·
Igualdade de todos perante a lei, sem distinção
de qualquer natureza;
·
Homens e mulheres são iguais em direitos e
obrigações, seja na vida civil, no trabalho, e na família.
·
Legalidade:
·
Ninguém pode ser levado a fazer o que não quer,
desde que não seja obrigado por Lei.
·
Direitos Humanos:
·
Proibição de tortura, tratamento desumano ou
degradante;
·
Inviolabilidade da intimidade, da vida privada e
da casa.
·
Direitos e deveres individuais e coletivos:
·
Permanência da presidiária com seus filhos
durante o período de amamentação;
·
A prática do racismo é definida como crime,
sujeito á pena de reclusão, inafiançável e imprescritível.
·
Direitos Sociais:
·
Educação, saúde, trabalho lazer, segurança,
previdência social.
·
Direitos Trabalhistas:
·
Proibição de diferença de salário, admissão e
função, por motivo de sexo;
·
Licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do
salário, com duração de 120 dias;
·
Proteção do mercado de trabalho da mulher,
mediante incentivos específicos;
·
Assistência gratuita aos filhos e dependentes
desde o nascimento, até 6 anos de idade em creches e pré-escolas.
·
Direitos das Trabalhadoras Domésticas:
·
Salário mínimo, proibição da redução do salário,
13º salário, folga semanal, férias anuais remuneradas, licença à gestante
de 120 dias, licença paternidade, aposentadoria, integração à previdẽncia Social.
Direitos Políticos:
·
Votar e ser votada.
·
Seguridade Social:
·
Saúde, Previdência e Assistência Social.
·
Família:
·
Direitos e deveres referentes à sociedade
conjugal passam a ser exercidos igualmente pelo homem e pela mulher;
·
É reconhecida a união estável entre o homem e a
mulher como entidade familiar;
·
A família pode ser formada por qualquer dos pais
e seus filhos;
·
O prazo do divórcio diminui para 1 (um) ano, em
caso de separação judicial; e para 2 (dois) anos, em caso de separação de
fato;
·
O Estado criará mecanismos para coibir a
violência familiar.
·
Direito à propriedade:
·
A mulher passa a ter direito ao título de
domínio e à concessão de uso da terra, independente de seu estado civil,
tanto na área urbana como rural.
RESPONDA:
1)
Maria da Penha
Você não vai ter sossego na
vida, seu moço
Se me der um tapa
Da dona “Maria da Penha”
Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a
banca
De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal, é bom e eu
gosto
[…]
Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando
esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde
[…]
Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da “Maria da Penha”
ALCIONE. De tudo o que eu
gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.
A letra da canção faz
referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e
exclusão social associado, principalmente, à(s)
a) mudanças decorrentes da
entrada da mulher no mercado de trabalho.
b) formas de ameaça doméstica
que se restringem à violência física.
c) relações de gênero
socialmente construídas ao longo da história.
d) violência doméstica
contra a mulher relacionada à pobreza.
e) ingestão excessiva de
álcool pelos homens
2)
A respeito da relação entre
o papel social da mulher e o mercado de trabalho, estão corretas as afirmativas
abaixo, exceto:
a) O salário da mulher ainda
é proporcionalmente menor do que o dos homens na atualidade, fator que fica
ainda mais crítico quando nos referimos às mulheres negras.
b) O número de mulheres que
ocupam cargos de nível superior e chefia nas empresas supera o de homens, que
se tornaram minoria nesses níveis hierárquicos privilegiados.
c) Apesar de uma maior
presença no mercado de trabalho, ainda há uma desigualdade no que se refere aos
diferentes gêneros.
d) A mulher ainda procura
conciliar as responsabilidades relacionadas com a sua atividade profissional e
as tarefas familiares e domésticas.
e) Esteriótipos que
distanciam a mulher de características ditas como masculinas, tais como
objetividade, dureza para tomar decisões e frieza racional, são frequentemente
usados como justificativa para a não contratação de mulheres para determinados
cargos e promoção para níveis hierárquicos superiores.
3)
Em 1991, a renda média das
brasileiras correspondia a 63% do rendimento masculino. Em 2000, chegou a 71%.
As conquistas comprovam dedicação, mas também necessidade. As pesquisas revelam
que quase 30% delas apresentam em seus currículos mais de dez anos de
escolaridade, contra 20% dos profissionais masculinos.
PROBST,
Elisiana Renata. “A evolução da mulher no mercado de trabalho”. Revista do
Instituto Catarinense de Pós Graduação. Disponível em: <www.icpg.com.br>.
Acesso em: 4 abr. 2014
Tendo em vista o texto e o
implícito no discurso iconográfico, percebe-se
a) as diferenças na
valorização da força de trabalho entre os gêneros e a ampliação das demandas
das mulheres na luta pelo reconhecimento social.
b) a queda da taxa de
fecundidade, elevando a renda feminina, e os tabus da adequação a padrões de
beleza vigentes.
c) a alteração do perfil das
trabalhadoras que se tornam mais velhas, casadas e mães e a participação das
mulheres no movimento feminista.
d) a classificação do
trabalho doméstico contabilizado como atividade econômica e a continuidade de
modelos familiares tradicionais.
e) as diferenças da jornada
de trabalho entre os gêneros e a influência da mídia estabelecendo um padrão de
corpo feminino.
Profº - Mariana Cavanha 3º TERMOS A e B
Referente à semana de: 11 a 15/05/2020
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Data de entrega das atividades até 21/05/2020
CULTURA
AFRO BRASILEIRA
A cultura africana chegou ao Brasil com
os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o
tráfico negreiro transatlântico. A diversidade cultural da África refletiu-se
na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas
diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos trazidos ao Brasil
incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às
religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e
alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi
geralmente suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o
português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao
catolicismo.
Os africanos contribuíram para a cultura
brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e
idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados
como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São
Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada
em virtude da migração dos escravos.
Os bantos, nagôs e jejes no Brasil
colonial criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos
orixás, praticada atualmente em todo o território. Largamente distribuída
também é a umbanda, uma religião sincrética que mistura elementos africanos com
o catolicismo e o espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com
os orixás.
A influência da cultura africana é
também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi
introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o
azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência
africana como o vatapá, o caruru e o acarajé.
Na música a cultura africana contribuiu
com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros
musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem
à base rítmica do maxixe,samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais
atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o
afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento
utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de
dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial.
Responda:
1) Através do contato e interação com outros
povos de matriz africana no território brasileiro, é possível afirmar que os
escravos foram os responsáveis pela formação da cultura afro-brasileira?
Explique
2)
Quais aspectos culturais afro brasileiros você tem
em sua vivência particular? Você acredita que a sociedade brasileira tem
consciência plena de suas heranças culturais africanas?
Profº -
Mariana Cavanha 3º TERMOS
A e B
Referente à semana de: 18 a 22/05/2020
Atenção:
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*Acesse os links sugeridos para obter melhor
desempenho nas atividades.
* Respeitar a data de entrega das atividades, através do envio de fotos
dos exercícios realizados, com nome completo e série no meu email.
* Segue meu email para dúvidas, esclarecimentos e envio dos exercícios
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Data de entrega das atividades até 25/05/2020
Constituição
de 1824
"Cidadão" era só homem. A mulher não podia votar, nem ser eleita. Podia trabalhar em empresas privadas, mas não podia ser funcionária pública.
"Cidadão" era só homem. A mulher não podia votar, nem ser eleita. Podia trabalhar em empresas privadas, mas não podia ser funcionária pública.
Constituição de 1934
Consagrou, pela primeira vez, o princípio da igualdade entre os sexos;
·
Proíbe
diferenças de salários para um mesmo trabalho por motivo de sexo;
·
Proíbe o
trabalho de mulheres em indústrias insalubres;
·
Garante
assistência médica e sanitária à gestante e descanso antes e depois do parto,
através da Previdência Social.
·
Constituição
de 1937
Manteve as conquistas das Constituições anteriores, e acrescentou o direito a voto para as mulheres.
Constituição de 1946
Representou um retrocesso para as mulheres quando elimina a expressão "sem distinção de sexo" quando diz que todos são iguais perante a Lei.
Constituição de 1967
O único avanço no tocante à condição da mulher foi a redução do prazo para a aposentadoria, de 35 para 30 anos.
Constituição de 1969
Não houve alterações com relação aos direitos da mulher.
Manteve as conquistas das Constituições anteriores, e acrescentou o direito a voto para as mulheres.
Constituição de 1946
Representou um retrocesso para as mulheres quando elimina a expressão "sem distinção de sexo" quando diz que todos são iguais perante a Lei.
Constituição de 1967
O único avanço no tocante à condição da mulher foi a redução do prazo para a aposentadoria, de 35 para 30 anos.
Constituição de 1969
Não houve alterações com relação aos direitos da mulher.
As principais conquistas da Constituição de 1988
Isonomia:
·
Igualdade de todos perante a lei, sem distinção
de qualquer natureza;
·
Homens e mulheres são iguais em direitos e
obrigações, seja na vida civil, no trabalho, e na família.
·
Legalidade:
·
Ninguém pode ser levado a fazer o que não quer,
desde que não seja obrigado por Lei.
·
Direitos Humanos:
·
Proibição de tortura, tratamento desumano ou
degradante;
·
Inviolabilidade da intimidade, da vida privada e
da casa.
·
Direitos e deveres individuais e coletivos:
·
Permanência da presidiária com seus filhos
durante o período de amamentação;
·
A prática do racismo é definida como crime,
sujeito á pena de reclusão, inafiançável e imprescritível.
·
Direitos Sociais:
·
Educação, saúde, trabalho lazer, segurança,
previdência social.
·
Direitos Trabalhistas:
·
Proibição de diferença de salário, admissão e
função, por motivo de sexo;
·
Licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do
salário, com duração de 120 dias;
·
Proteção do mercado de trabalho da mulher,
mediante incentivos específicos;
·
Assistência gratuita aos filhos e dependentes
desde o nascimento, até 6 anos de idade em creches e pré-escolas.
·
Direitos das Trabalhadoras Domésticas:
·
Salário mínimo, proibição da redução do salário,
13º salário, folga semanal, férias anuais remuneradas, licença à gestante
de 120 dias, licença paternidade, aposentadoria, integração à previdẽncia Social.
Direitos Políticos:
·
Votar e ser votada.
·
Seguridade Social:
·
Saúde, Previdência e Assistência Social.
·
Família:
·
Direitos e deveres referentes à sociedade
conjugal passam a ser exercidos igualmente pelo homem e pela mulher;
·
É reconhecida a união estável entre o homem e a
mulher como entidade familiar;
·
A família pode ser formada por qualquer dos pais
e seus filhos;
·
O prazo do divórcio diminui para 1 (um) ano, em
caso de separação judicial; e para 2 (dois) anos, em caso de separação de
fato;
·
O Estado criará mecanismos para coibir a
violência familiar.
·
Direito à propriedade:
·
A mulher passa a ter direito ao título de
domínio e à concessão de uso da terra, independente de seu estado civil,
tanto na área urbana como rural.
RESPONDA:
1)
Maria da Penha
Você não vai ter sossego na
vida, seu moço
Se me der um tapa Da dona “Maria da Penha” Você não escapa O bicho pegou, não tem mais a banca De dar cesta básica, amor Vacilou, tá na tranca Respeito, afinal, é bom e eu gosto
[…]
Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho Aqui o buraco é mais embaixo A nossa paixão já foi tarde
[…]
Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha Vai dar com a cara Bem na mão da “Maria da Penha”
ALCIONE. De tudo o que eu
gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.
A letra da canção faz
referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e
exclusão social associado, principalmente, à(s)
a) mudanças decorrentes da
entrada da mulher no mercado de trabalho.
b) formas de ameaça doméstica
que se restringem à violência física.
c) relações de gênero
socialmente construídas ao longo da história.
d) violência doméstica
contra a mulher relacionada à pobreza.
e) ingestão excessiva de
álcool pelos homens
2)
A respeito da relação entre
o papel social da mulher e o mercado de trabalho, estão corretas as afirmativas
abaixo, exceto:
a) O salário da mulher ainda
é proporcionalmente menor do que o dos homens na atualidade, fator que fica
ainda mais crítico quando nos referimos às mulheres negras.
b) O número de mulheres que
ocupam cargos de nível superior e chefia nas empresas supera o de homens, que
se tornaram minoria nesses níveis hierárquicos privilegiados.
c) Apesar de uma maior
presença no mercado de trabalho, ainda há uma desigualdade no que se refere aos
diferentes gêneros.
d) A mulher ainda procura
conciliar as responsabilidades relacionadas com a sua atividade profissional e
as tarefas familiares e domésticas.
e) Esteriótipos que
distanciam a mulher de características ditas como masculinas, tais como
objetividade, dureza para tomar decisões e frieza racional, são frequentemente
usados como justificativa para a não contratação de mulheres para determinados
cargos e promoção para níveis hierárquicos superiores.
3)
Em 1991, a renda média das
brasileiras correspondia a 63% do rendimento masculino. Em 2000, chegou a 71%.
As conquistas comprovam dedicação, mas também necessidade. As pesquisas revelam
que quase 30% delas apresentam em seus currículos mais de dez anos de
escolaridade, contra 20% dos profissionais masculinos.
PROBST,
Elisiana Renata. “A evolução da mulher no mercado de trabalho”. Revista do
Instituto Catarinense de Pós Graduação. Disponível em: <www.icpg.com.br>.
Acesso em: 4 abr. 2014
Tendo em vista o texto e o
implícito no discurso iconográfico, percebe-se
a) as diferenças na
valorização da força de trabalho entre os gêneros e a ampliação das demandas
das mulheres na luta pelo reconhecimento social.
b) a queda da taxa de
fecundidade, elevando a renda feminina, e os tabus da adequação a padrões de
beleza vigentes.
c) a alteração do perfil das
trabalhadoras que se tornam mais velhas, casadas e mães e a participação das
mulheres no movimento feminista.
d) a classificação do
trabalho doméstico contabilizado como atividade econômica e a continuidade de
modelos familiares tradicionais.
e) as diferenças da jornada
de trabalho entre os gêneros e a influência da mídia estabelecendo um padrão de
corpo feminino.
Profº - Mariana Cavanha 3º TERMOS A e B
Referente à semana de: 11 a 15/05/2020
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Data de entrega das atividades até 21/05/2020
CULTURA
AFRO BRASILEIRA
A cultura africana chegou ao Brasil com
os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o
tráfico negreiro transatlântico. A diversidade cultural da África refletiu-se
na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas
diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos trazidos ao Brasil
incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às
religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e
alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi
geralmente suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o
português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao
catolicismo.
Os africanos contribuíram para a cultura
brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e
idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados
como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São
Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada
em virtude da migração dos escravos.
Os bantos, nagôs e jejes no Brasil
colonial criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos
orixás, praticada atualmente em todo o território. Largamente distribuída
também é a umbanda, uma religião sincrética que mistura elementos africanos com
o catolicismo e o espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com
os orixás.
A influência da cultura africana é
também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi
introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o
azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência
africana como o vatapá, o caruru e o acarajé.
Na música a cultura africana contribuiu
com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros
musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem
à base rítmica do maxixe,samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais
atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o
afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento
utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de
dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial.
Responda:
1) Através do contato e interação com outros
povos de matriz africana no território brasileiro, é possível afirmar que os
escravos foram os responsáveis pela formação da cultura afro-brasileira?
Explique
2)
Quais aspectos culturais afro brasileiros você tem
em sua vivência particular? Você acredita que a sociedade brasileira tem
consciência plena de suas heranças culturais africanas?
|
Geografia
Geografia/ Professor Marcio/ Temas Transversais
Fazer a leitura do texto, assistir os vídeos e
produzir um texto com no mínimo 15 linhas para explicar o que é o fenômeno dos
rios voadores e sua importância para o nosso país.
ENVIAR SOMENTE A ATIVIDADE COM NOME, NÚMERO E SALA
PARA O SEGUINTE EMAIL: batistao@prof.educacao.sp.gov.br
ENVIAR ATÉ SEGUNDA FEIRA 26/05/2020
FENÔMENO DOS RIOS VOADORES
Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados
por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por
nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam
em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o
Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Essa umidade, nas condições meteorológicas propícias
como uma frente fria vinda do sul, por exemplo, se transforma em chuva. É essa
ação de transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes
aéreas que recebe o nome de rios voadores – um termo que descreve
perfeitamente, mas em termos poéticos, um fenômeno real que tem um impacto
significante em nossas vidas.
A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água.
Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico e
carregada pelos ventos alíseos. Ao seguir terra adentro, a umidade cai como
chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da árvores sob o sol
tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor
de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade, que continua
sendo transportada rumo ao oeste para cair novamente como chuva mais adiante. Propelidos
em direção ao oeste, os rios voadores (massas de ar) recarregados de umidade –
boa parte dela proveniente da evapotranspiração da floresta – encontram a
barreira natural formada pela Cordilheira dos Andes. Eles se precipitam
parcialmente nas encostas leste da cadeia de montanhas, formando as cabeceiras
dos rios amazônicos. Porém, barrados pelo paredão de 4.000 metros de altura, os
rios voadores, ainda transportando vapor de água, fazem a curva e partem em
direção ao sul, rumo às regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e aos
países vizinhos.
É assim que o regime de chuva e o clima do Brasil se
deve muito a um acidente geográfico localizado fora do país! A chuva, claro, é
de suma importância para nossa vida, nosso bem-estar e para a economia do país.
Ela irriga as lavouras, enche os rios terrestres e as represas que fornecem
nossa energia.
Por incrível que pareça, a quantidade de vapor de água
evaporada pelas árvores da floresta amazônica pode ter a mesma ordem de
grandeza, ou mais, que a vazão do rio Amazonas (200.000 m3/s), tudo isso graças
aos serviços prestados da floresta.
Estudos promovidos pelo INPA já mostraram que uma
árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear para a atmosfera
mais de 300 litros de água, em forma de vapor, em um único dia – ou seja, mais
que o dobro da água que um brasileiro usa diariamente! Uma árvore maior, com
copa de 20 metros de diâmetro, por exemplo, pode evapotranspirar bem mais de
1.000 litros por dia. Estima-se que haja 600 bilhões de árvores na Amazônia:
imagine então quanta água a floresta toda está bombeando a cada 24 horas!
Todas as previsões indicam alterações importantes no
clima da América do Sul em decorrência da substituição de florestas por
agricultura ou pastos. Ao avançar cada vez mais por dentro da floresta, o
agronegócio pode dar um tiro no próprio pé com a eventual perda de chuva
imprescindível para as plantações.
O Brasil tem uma posição privilegiada no que diz
respeito aos recursos hídricos. Porém, com o aquecimento global e as mudanças
climáticas que ameaçam alterar regimes de chuva em escala mundial, é hora de
analisarmos melhor os serviços ambientais prestados pela floresta amazônica
antes que seja tarde demais.
Obs. O termo “rios voadores” foi popularizada pelo
prof. José Marengo do CPTEC.
Links de sites relacionados ao tema.
CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos
Climáticos: www.cptec.inpe.br
INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: www.inpe.br
INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia: www.inpa.gov.br
LBA – Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera
na Amazônia : lba.inpa.gov.br/lba/
IMAZON – Instituto do Homem e Meio Ambiente da
Amazônia: www.imazon.org.
Videos:
-Vídeos 1:
Falta d'água e Rios Voadores
- Vídeo
2: Globo Ecologia_Rios voadores
-Vídeo 3: Entenda o que é "Rio
Voador" e o papel da floresta Amazônica
Arte
https://escolaeducacao.com.br/comidas-tipicas-da-regiao-sul-do-brasil/
Inglês
Professor:
Edite Gomes de Lima
|
Semana
de 27 de abril a 30 de abril /2020
|
Série(s):
3TA
|
ATIVIDADE 4: Preencha o quadro abaixo com os
Articles, seguindo a ordem o texto.
1
|
2
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3
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5
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dúvida, entre em contato através do email, e assim que possível entrarei em
contato.
Att. Prof: Edite.
Professor:
Edite Gomes de Lima
|
Semana
de 04 de abril a 08 de Maio /2020
|
Série(s):
3TA
|
In The
Name Of Love (feat. Bebe Rexha) -
Martin Garrix
1.Ouça a canção e complete as lacunas com os
pronomes pessoais (personal pronouns) que estão nos corações ao lado.
If ___ told ___ this
was only gonna hurt
If ___ warn ___ that the fire's gonna burn
Would ___ walk in? Would ___ let me do ___ first?
Do ___ all in the name of love
Would ___ let me lead ___ even when you're blind
In the darkness, in the middle of the night
In the silence, when there's no one by your side
Would ___ call in the name of love
In the name of love, name of love ( 8 x)
In the name of love, name of love
If ___ told
you ___ could bathe in all the
lights
Would ___ rise up, come and meet me in the sky?
Would you trust me when you're jumping from the
heights?
Would ___ fall in the name of love?
2.Analise as palavras entre parênteses e grife
aquela que aparece na letra da canção.
When there's madness, when there's
poison in your( head/bread)
When the sadness leaves you broken
in your (bed/pet)
I will (hold/told) you in the depths
of your despair
And it's all in the (name/same) of
love
In the name of love, name of love (
8 x)
I wanna testify
Scream in the holy (light/night)
You bring me back to( life/lie)
And it's all in the name of love
I wanna testify
Scream in the holy light
You bring me back to life
And it's all in the name of love
In the name of love, name of love ( 8 x)
https://www.letras.mus.br/martin-garrix/name-
of-love/traducao.html
3.No verso: “When there's madness…” o verbo destacado está:
a.no plural
b.no singular
4.Analise:” When there's madness, when there's
poison in your head…” Podemos observar a ocorrência do there
to be duas vezes acima, indicando que esta oração está na forma:
a.afirmativa
b.negativa
c.interrogativa
5.Traduza o título da canção. Se
possível utilize um dicionário.
________________________________________________________________
6.O tema tratado na canção é sobre:
a.um amor impossível.
b.as loucuras que uma pessoa poderia
realizar em nome do amor.
7.Analise os versos abaixo, em seguida,
encontre a tradução adequada para cada um deles.
A.“Do it all
in the name of love…”
|
(
) Você apelaria em nome do amor?
|
B.” Would you
call in the name of love?…”
|
(
) No escuro, no meio da noite.
|
C.” In the
darkness, in the middle of the night…”
|
(
) Você cairia em nome do amor?
|
D.” Would you fall in the name of love?
|
(
)Fazer tudo em nome do amor...
|
E.” When there's madness, when there's poison in your
head…”
|
(
) E é tudo em nome do amor.
|
F.” And it's all in the name of love…”
|
(
) Quando há loucura, quando há veneno em sua cabeça.
|
8. And you? What would you do in the name of love?
Responda em português.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Semana
de 11 de Maio a 15 de Maio /2020
|
Série(s):
3 TA
|
Hear
Me Now (feat. Zeeba, Bruno Martini)
If you get to
hear me now
If you get to
hear me now
I know you'll
get stronger
When you get
older, oh
Just don't
shrug your shoulders
When you get
older, oh
Things aren't
easy
So just believe
me now
If you don't
keep it cool now
You'll never
make a sound
All the lights
will guide the way
If you get to
hear me now
All the fears
will fade away
If you get to
hear me now
If you get to
hear me now
If you get to
hear me now
Leave excuses
aside
Speak out your
mind now
Don't let in
slide
You're not
always right no
And things
aren't easy
So just believe
me now
Don't learn the
hard way
Just let me
show you how
All the lights
will guide the way
If you get to
hear me now
All the fears
will fade away
If you get to
hear me now
If you get to
hear me now(…)
https://www.vagalume.com.br/alok/hear-me-now-
feat-zeeba-bruno-martini-traducao.html
Após ouvir a canção responda às
questões abaixo:
1.De
acordo com a canção:
A.Uma tradução possível para o título da canção
seria:
a.Me
ouça agora.
b.Se
você me ouvir agora.
c.Quero
que você me ouça.
d.Preciso
que você me ouça.
B.O eu lírico quer que seu interlocutor
o ouça, porque:
a.Se ele o ouvir agora irá ficar mais forte.
b.Se ele o ouvir agora vai ficar
mais inteligente.
c.Se ele o ouvir vai ficar mais
experiente.
d.Se ele o ouvir vai compreender
melhor a vida.
C. O que o eu lírico não quer que seu interlocutor faça
quando ficar mais velho?
a.O eu lírico não quer que o
rapaz encolha os braços.
b. O eu lírico não quer que o
rapaz encolha os ombros.
d. O eu lírico não quer que o
rapaz empine o nariz.
c. O eu lírico não quer que o
rapaz seja esnobe.
D.Por que o eu lírico quer que seu
interlocutor acredite nele?
a.Porque as coisas são difíceis
de serem feitas.
b. Porque as coisas precisam ser
compreendidas.
c. Porque as coisas não são
fáceis.
d. Porque a vida é dura.
E. O que irá acontecer com o
interlocutor se ele acreditar no eu lírico?
a.Todas as luzes se apagarão.
b.Todos os medos dele irão desaparecer.
c.Muita coisa boa irá acontecer.
d.Ele irá viver melhor.
F. O eu lírico aconselha o seu interlocutor a:
a.Deixar as desculpas de lado e
a falar alto a opinião dele agora.
b.Apenas a deixar as culpas de
lado.
c.Apenas falar alto a opinião
dele.
d.Apenas ouvir o que ele tem a dizer.
2.Ao ouvir os conselhos dos seus
pais “All the lights will guide the way
and All the fears will fade away”. Você concorda com essas afirmações?
Comente.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Edite - de 18 a 22 de maio
Agora vejamos o quanto você consegue
compreender do texto de cunho turístico a seguir.
ATIVIDADE
1 - Reading
TOURIST ATTRACTION
As
a tourist city Foz do Iguaçu received about 1.642.093 people just in 2015
from 172 countries, 6% more than 2014. When 2016 started we had 39.495 people
just for the 4 days of New Year’s Holiday. It is located west of State of
Paraná in a privileged region on the triple border between Brazil, Paraguay
and Argentina. It is an amazing travel destination thanks to a various kinds
of family attractions, business, shopping or adventure.
|
Fonte: Baseado no texto original disponível
em: http://www.visitefoz.com.br/en/attractions/attractionsin-iguazu/ Acesso em:
05 de set,2016.
ATIVIDADE 1.1
-Siga as instruções
para separar e entender as palavras do texto.
|
|
a. Qual é o tema do texto?
|
|
b. Procure traduzir o texto sem a ajuda
do dicionário.
|
|
c. Observe sua tradução e veja se está
de acordo com o tema.
|
|
d. Anote o número de palavras que você
acertou.
|
|
e. Qual a nota que você daria a seu
desempenho sem a ajuda do dicionário.
(5 A 10)
|
ATIVIDADE 2
-A
cidade de Foz do Iguaçu possui placas nas ruas com indicações em inglês que
servem para direcionar os turistas que a visitam. Escreva o significado das
palavras que são usadas nestas indicações no quadro abaixo:
Placas
|
MEANS (SIGNIFICADOS)
|
Iguassu Falls Park
|
|
Itaipu Dam
|
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The Bird Park
|
|
The Tree Borders Landmark
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|
Downtown
|
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International Airport
|
|
Restaurant
|
|
Fast Food
|
|
Friendship Bridge
|
|
Fraternity Bridge
|
|
Customs
|
|
Hotel
|
REFERÊNCIAS:- 1http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_lem_unioeste_stellamarisramos.pdf -2 GRAZZIOTTIN,
Joseandra Decimo. Educação de Jovens e Adultos: Alcance EJA: Língua Estrangeira
Moderna: Inglês e Espanhol, anos finais do Ensino Fundamental. Curitiba: Positivo,
2013.
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Edite.
Química
Física
Professora: Silvia Mara
1) Defina:
a) Corrente Elétrica
b) Tipos de Corrente Elétrica
2) Complete a tabela com os aparelhos os aparelhos elétricos (Pilha, Ventilador, Televisão, Geladeira, Chuveiro, Secador, Furadeira, Bateria, Chuveiro, Computador, Lâmpada)
a) Separando cada aparelho por grupo.
b) Justifique os critérios utilizados na classificação.
Resistores
|
Motores
|
Fontes/geradores
|
Comunicadores
|
Outros
|
4) Que símbolos representam as unidades de corrente, tensão, potência e frequência de cada aparelho?
5) Qual grandeza pode ajudar você na avaliação do consumo de energia elétrica? Por quê?
Circuitos Elétricos
6) Os circuitos elétricos são ligações de elementos, como geradores, receptores e capacitores, realizadas por meio de fios condutores, permitindo a circulação da corrente elétrica. Defina cada um à sua função.
a) geradores
b) receptores
c) resistores
d) capacitores
e) Interruptores
Grandezas Físicas Relacionadas a Eletricidade:
7) Quais são as principais grandezas elétricas? Defina cada uma delas
Orientação
Primeiro como atividade extra classe é necessário que os alunos pesquisem em suas casas nas placas e manuais dos aparelhos ou selos nos próprios as suas especificações de grandezas relacionadas a eletricidade e anote na tabela.
Um exemplo de alguns aparelhos coletados em casa:
8) Por que os aparelhos apresentam essas especificações?
9) O que você acredita que vai ocorrer com o aparelho se as especificações não forem obedecidas? Por quê?
10) Você sabe o que significa cada um dos símbolos? Explique.
11) Que símbolos representam a corrente, a tensão, a potência e a frequência de cada aparelho?
12) Qual grandeza pode ajudar você na avaliação do consumo de energia elétrica? Por quê?
13) Existe um elemento comum, entre aqueles identificados na primeira atividade (Ordenando os aparelhos elétricos, página 4), nos aparelhos que têm potência alta? Qual?
14) Podemos afirmar que os equipamentos de alta potência são os maiores consumidores de energia elétrica? Explique sua resposta.
Verificando e comparando as especificações dos aparelhos
15) Com base nas informações indicadas na etiqueta, identifique a tensão de funcionamento do chuveiro, a potência e a corrente máxima do disjuntor.
16) Qual aparelho consome mais: uma lâmpada de 60 W - 127 V ligada 24 horas ou um chuveiro de 5400 W - 220 V ligado por 15 minutos? Justifique a sua resposta.
17) Em uma lâmpada fluorescente compacta vem escrita as seguintes informações: 25 W; 127 V; 60 Hz; 321 mA.
Quais as grandezas que estão sendo especificadas?
Equipamentos elétricos - Circuitos elétricos - Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança
18) Quais são os riscos da eletricidade?
19) Quais são as medidas de segurança para evitar choques elétricos?
20) O que é segurança em eletricidade?
21) Quais são os riscos em instalações e serviços com eletricidade?
22) Você já tomou choque? Como foi?
23) Saberia explicar o que é o choque?
24) Quando alguém estiver mexendo na rede elétrica, qual é a melhor precaução a ser tomada para não receber um choque?
25) O que causa o choque no corpo humano: a corrente elétrica ou a tensão?
ROTEIRO DE ESTUDOS- ATIVIDADES DE FÍSICA (11/05 a
15/05/2020)
PROESSORA: SILVIA MARA
DISCIPLINA: FÌSICA
SÉRIE: 3º Termo A e B
Conteúdo:
Eletrodinâmica
Habilidades: identificar elementos que caracterizam a transformação da energia elétrica;
iniciar a discussão das grandezas apresentadas, tais como resistência elétrica,
corrente elétrica, tensão, energia e potência elétrica.
Links para estudos:
A História da
Eletricidade
Eletricidade
Corrente Elétrica
ORIENTAÇÕES:
·
O
aluno terá duas atividades para entregar (Atividade1 e atividade 2)
·
Resolver
numa folha colocando a data e enumerando corretamente os exercícios.
·
Baseado
no texto elaborar um Trabalho com CAPA
sobre a compreensão “A História da
Eletricidade” e “Eletricidade”.
·
Fazer
o Mapa Mental: Corrente Elétrica.
ATIVIDADE 1
A História da
Eletricidade
Eletricidade
Preparar
o Trabalho sobre A história da Eletricidade e Eletricidade.
ROTEIRO DE ESTUDOS- ATIVIDADES DE FÍSICA (11/05 a
15/05/2020)
PROESSORA: SILVIA MARA
DISCIPLINA: FÌSICA
SÉRIE: 3º Termo A e B
Conteúdo:
Eletrodinâmica
Habilidades: identificar elementos que caracterizam a transformação da energia elétrica;
iniciar a discussão das grandezas apresentadas, tais como resistência elétrica,
corrente elétrica, tensão, energia e potência elétrica.
Links para estudos:
A História da
Eletricidade
Eletricidade
Corrente Elétrica
ORIENTAÇÕES:
·
O
aluno terá duas atividades para entregar (Atividade1 e atividade 2)
·
Resolver
numa folha colocando a data e enumerando corretamente os exercícios.
·
Baseado
no texto elaborar um Trabalho com CAPA
sobre a compreensão “A História da
Eletricidade” e “Eletricidade”.
·
Fazer
o Mapa Mental: Corrente Elétrica.
ATIVIDADE 1
A História da
Eletricidade
Eletricidade
|
Preparar
o Trabalho sobre A história da Eletricidade e Eletricidade.
|
ATIVIDADE
Mapa Mental: Corrente Elétrica
Biologia
Sociologia
ATIVIDADES
DE SOCIOLOGIA 3º ANO - PROFESSORA MARIA ISABEL DA SILVA OLIVEIRA
Teoria
da Coesão Social
Para
Émile Durkheim, em sua Teoria da Coesão Social, a Sociedade é um todo
integrado.
A vida
social, estrutura e gera significados para a existência humana.
A liga
que nos une ao social é a Consciência Coletiva. E a solidariedade é a comunhão
dessa Consciência Coletiva aonde partilhamos o mesmo conjunto de regras de
convivência.
O
respeito e a obediência a nossa consciência coletiva é que garante um estado de
ordem e "harmonia" da sociedade. Sendo assim, a sociedade impõe
normas para satisfação das necessidades pelo indivíduo-Instituições de controle
social. Quando isso não acontece, vemos uma sociedade sem regras claras, sem
valores, sem limites, que leva o ser humano ao desespero e a insegurança nas
relações sociais - sociedade em estado de Anomia.
Observando
os casos de crimes contra crianças, jovens e adolescentes divulgados pela
imprensa... nos perguntamos, qual o papel da educação e seus possíveis obstáculos
na construção de uma nova sociedade, aonde o indivíduo se sinta parte de um
todo e mais integrado socialmente?
Fatos
sociais
Um
exemplo simples nos ajuda a entender o conceito de fato social, segundo
Durkheim. Se um aluno chegasse à escola vestido com roupa de praia, certamente
ficaria numa situação muito desconfortável: os colegas ririam dele, o professor
lhe daria uma enorme bronca e provavelmente o diretor o mandaria de volta para
pôr uma roupa adequada.
Existe
um modo de vestir que é comum, que todos seguem. Isso não é estabelecido pelo
indivíduo. Quando ele entrou no grupo, já existia tal norma, e, quando ele
sair, a norma provavelmente permanecerá. Quer a pessoa goste, quer não, vê-se
obrigada a seguir o costume geral. Se não o seguir, sofrerá uma punição. O modo
de vestir é um fato social. São fatos sociais também a língua, o sistema
monetário, a religião, as leis e uma infinidade de outros fenômenos do mesmo
tipo.
Para
Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo
social. Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles são introjetados pelo
indivíduo e exercem sobre ele um poder coercitivo. Resumindo, podemos dizer que
os fatos sociais têm as seguintes características:
*
generalidade – o fato social é comum aos membros de um grupo;
*
exterioridade – o fato social é externo ao indivíduo, existe independentemente
de sua vontade;
*
coercitividade – os indivíduos se sentem obrigados a seguir o comportamento
estabelecido.
Em
virtude dessas características, para Durkheim os fatos sociais podem ser
estudados objetivamente, como “coisas”. Da mesma maneira que a Biologia e a
Física estudam os fatos da natureza, a Sociologia pode fazer o mesmo com os
fatos sociais. (Pérsio Santos de Oliveira, Introdução à Sociologia, São Paulo,
Ática, 2000, p. 13.)
Durkheim
distingue três características dos fatos sociais. A primeira é a coerção
social, isto é, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a
conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua
vontade e escolha. Essa força se manifesta quando o indivíduo adota um
determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo de formação
familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis.
O grau
de coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo
estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser legais
ou espontâneas. Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de
leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente.
Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não
adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence.
A
educação desempenha, segundo Durkheim, uma importante tarefa na conformação dos
indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras
estarem internalizadas e transformadas em hábitos.
A
segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os
indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou
seja, são exteriores aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis,
já existem antes do nascimento das pessoas e são a elas impostos por mecanismos
de coerção social, como a educação. Portanto, os fatos sociais são, ao mesmo
tempo, coercitivos e dotados de existência exterior às consciências
individuais.
A
terceira característica é a generalidade. É social todo fato que é geral, que
se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles. Por essa
generalidade, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado
comum ao grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a
moral.
Outros
conceitos:
“Fato
social é toda maneira de agir, pensar e sentir - quer dos espíritos livres,
quer dos espíritos encarnados, induzida por um poder de coerção exterior a
eles, exercido pela consciência coletiva formada pela síntese das consciências
individuais dessas entidades espirituais locadas nos dois planos de vida e em
permanente comunhão (Fil. Soc. Esp. – Ney Lobo – p. 38 FEB)”.
“Todo
fato social é um fato histórico. Segue-se daí que a história e a sociologia
estudam os mesmos fenômenos e que, se cada uma delas captura um aspecto real, a
imagem que ela dele nos dá, não poderia ser senão parcial, à medida que não for
completada pelas contribuições da outra (Ciências Humanas e Filosofia – Lucien
Goldmann – p.17 - Européia do Livro – 1967)”.
“Além de
objetivo e específico, o fato social tem de ser coletivo e geral. É um fenômeno
de grupo como grupo. Além disso, certos pensadores acentuaram outros aspectos.
Um deles é a transcendência, isto é, o fato social deve ser exterior e superior
aos indivíduos, deve transcender ao indivíduo. Resta-nos mencionar dois outros
aspectos do fato social: a coação e a repetição (Introdução aos Estudos Sociais
– Irene Mello Carvalho – 9ª ed. – Fund. Getúlio Vargas)”.
Atividade
para responder no caderno
1) O que
é fato social?
2) O que
é coerção social?
3) Qual
o significado de anomia?
4) O
aprendizado é uma das formas que o homem desenvolveu para transmitir a cultura
de uma geração à outra. Faça um relato baseado em sua experiência pessoal que
ilustre essa afirmação?
5) O que
você entende pela frase: ”O que caracteriza o homem é a riqueza e sutileza, a
variedade e a versatilidade de sua natureza”, de Ernest Cassirer?
6)
Afirmamos que, apesar de o comportamento humano tender à ritualização e à
padronização, existe sempre a possibilidade de mudança. Você concorda com essa
afirmação? Argumente?
O de filosofia, não temos nenhum livro para estar realizando a atividade, como realizaremos?
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